[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Mais uma noite de festa no III Festival Sergipano de Teatro. Durante a noite do último domingo, 31 de março, foi reaberto ao público o Complexo Cultural Lourival Baptista (CCLB), que há algum tempo estava fechado para reforma. O teatro é um dos locais mais importantes para o artista sergipano na capital, e era aguardado ansiosamente pela classe.

Durante a reabertura, foram homenageados também 13 artistas e técnicos sergipanos, que contribuem para o engrandecimento das artes cênicas de Sergipe. A homenagem se deu através da inclusão dos seus nomes no Memorial do Teatro Sergipano.

“A reforma do Lourival é mais uma conquista do Governo de Sergipe, sob gestão da Secult, que está sempre preocupada em atender os anseios da classe artística sergipana”, afirmou a diretora jurídica da Secult, Aline Magna, que na ocasião, representou a secretária Eloisa Galdino. “Quero também parabenizar esses artistas que estão a partir de hoje entrando no Memorial do Teatro Sergipano, além, é claro, de agradecer a todos os outros que também contribuem para o engrandecimento das artes cênicas em Sergipe”, completou.

O Memorial do Teatro Sergipano é considerado um grande espaço de estudo e pesquisa sobre o teatro sergipano, principalmente por ser um reduto de recortes, cartazes e demais materiais que remontam a trajetória do teatro em Sergipe ao longo dos anos.  Entre os homenageados estavam Alessandra Teófilo, Manoel Fernandes, Iara Suzana, Jane Lacerda, Tássia Lima, Cláudia Lima, Lindemberg Monteiro, Henrique Luz, Andresson Dias, Vera Vilar, Vanúzia Honorato, Everardo Sena e Leandro Goddinho.

Para esses artistas homenageados e que agora também fazem parte do Memorial, a sensação é reconhecimento pelo trabalho realizado há anos. Este é o caso do ator Everardo Sena. Ele que há algum tempo não atua em Sergipe, ficou lisonjeado em poder fazer parte deste pedaço histórico do teatro sergipano. “Este espaço é muito importante para a nova geração de atores se espelharem e até mesmo para o público conhecer quem foram as pessoas que traçaram o caminho das artes em Sergipe. Estou muito feliz por agora estar com minha marca por aqui também”, disse.

A atriz Alessandra Teófilo também estava radiante com o reconhecimento. “Fico muito honrada com esta homenagem, pois com ações como esta é que percebemos que valeu a pena os anos dedicados a arte e a cultura sergipana. Sem dúvidas esta é uma iniciativa muito importante da Secretaria de Estado da Cultura, pois enaltece não só os artistas, mas também a população, que merece conhecer essa nossa história”, argumenta a atriz.
 
Apresentações

A noite do domingo também foi marcada por dois grandes espetáculos no III Fest. Marcando a reabertura do Lourival foi apresentada a peça ‘Brigite Confidencial’, pela renomada atriz Walmir Sandes e que conta a história de uma brasileira que vivencia o verso e o inverso da grande estrela francesa Brigite Bardot.

Já no Teatro Tobias Barreto, aconteceu a apresentação do grupo Parque de Teatro, do Ceará, e que apresentou o espetáculo ‘Cabaré da Dama’.  A peça é baseada no conto Dama da Noite, de Caio Fernando Abreu, e fala sobre o universo das travestis cearenses. Com muito bom humor e uma dose de diversão, a trupe conseguiu arrancar fortes gargalhadas e aplausos do público que compareceu em peso ao TTB.

Os espetáculos do III Festival Sergipano de Teatro prosseguem até o dia 9 de abril, com apresentações gratuitas em teatros e praças da capital. O evento é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura e Instituto Banese. Apoiam o evento o Banese, Sated/SE, Fundação Aperipê e Shopping Riomar. A Vivo é a operadora oficial do evento.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.