[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) iniciou na última segunda-feira, 31 de março, a operação ‘Linha Branca’, uma outra fiscalização em brinquedos da empresa Gulliver e ainda durante todo o mês de abril estará fiscalizando cadeiras de segurança para crianças. O ITPS é o órgão delegado do Instituto Nacional  de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) em Sergipe e vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).

A operação Linha Branca foi determinada pelo Inmetro e acontece simultaneamente em todo o Brasil. Ela consiste na fiscalização em produtos como refrigeradores de ar, máquinas de lavar, geladeiras, fogões e bebedouros elétricos. Esses produtos devem ostentar a etiqueta com as especificações estabelecidas em normas, como marca comercial (logomarca), letra correspondente à sua eficiência energética, modelo/tensão, tempo máximo de eficiência e outras informações específicas de cada produto (degelo, volume do congelador, capacidade de congelamento, freezer e geladeira). Os produtos em desacordo com as regras serão interditados ou apreendidos e só serão liberados para a venda após suas adequações às normas estabelecidas pelo Inmetro.

De acordo com Roberto Barros, gerente de Qualidade de Produtos Certificados do ITPS, no caso da empresa Gulliver, que mais uma vez divulgou o ‘recall’ para produtos de sua fabricação, o Instituto adotará medida preventiva, visto que não há relatos de acidentes no Brasil, além de fazer a interdição dos produtos relacionados pela empresa. "Os comerciantes e consumidores devem entrar em contato com a Gulliver pelo telefone 0800 770 2650 ou pelo sítio www.gulliver.com.br para efetuar a troca dos produtos", afirmou Barros, ao destacar os brinquedos relacionados pela empresa: Magastik com bolsa redonda, Magastik conjunto Jr- Veículos Magnéticos e Magnetix Jr, Animais Magnéticos, que apresentam imãs perigosos para as crianças.

Cadeiras de segurança

Neste mês de abril, os agentes fiscais do ITPS vão fiscaliar os Dispositivos de Retenção para Crianças – cadeiras utilizadas em veículos automóveis para o transporte de crianças. O produto também deve obrigatoriamente ostentar a marca de certificação do Inmetro e a partir do dia 1 de junho não será mais permitida a fabricação do utensílio sem essa certificação.

"Neste caso, os fiscais do ITPS estarão orientando os comerciantes sobre a forma correta de utilização dessas cadeiras para o transporte de crianças, como instalar e fixar", observou Roberto Barros. Segundo ele, após o prazo concedido para adequação, será feita a apreensão e autuação do fabricante e/ou comerciante, que expor à venda esse produto sem a marca da certificação.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.