[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Manter e recuperar os semáforos com o intuito de facilitar as ações da Prefeitura de Aracaju em beneficio do trânsito e da população. Essas são as principais funções da fábrica de sinalização semafórica da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsitos (SMTT). Dessa forma, a fábrica se destaca pela agilidade e dinamização dos serviços prestados, além da economia que proporciona aos cofres do município.

Segundo o coordenador e técnico, Ademar Leite, a fábrica é responsável pela semaforização dos cruzamentos e pela parte de temporização do semáforo, que vai de acordo com a demanda de pedestre. “Os semáforos e o tempo de abertura e fechamento são implantados de acordo com cada necessidade. Antes fazemos um estudo do local e verificamos o tráfego de veículos e pedestre para daí implantarmos a sinalização adequada”, explica.

A oficina conta diariamente com uma equipe trabalhando com a manutenção dos semáforos. Em média, eles efetuam a troca de 50 lâmpadas de domingo a domingo, isso em período normal. Já em períodos de chuvas, uma média de 70 lâmpadas são trocadas de oito em oito dias. Para auxiliar os serviços a equipe utiliza um caminhão com uma plataforma de 7m de altura, garantindo uma ação imediata.

A fábrica de sinalização semafórica conta ainda com uma reserva de semáforos para manutenção e implantação, que podem ser utilizados em caso de urgência. “Procuramos ter sempre uma quantidade boa de reserva para qualquer eventualidade”, explica o coordenador da oficina, lembrando que essa prevenção irá garantir a implantação de novos semáforos nas avenidas Euclides Figueiredo, Santa Gleide e Coelho e Campos.

Novidades

Uma inovação no sistema é a implantação de semáforos voltados para facilitar a passagem de pedestres com deficiência visual. Para tanto, a oficina está adaptando os serviços, colocando em todos os lugares que tem vias rebaixadas para deficientes visuais, semáforos com bips. “Os bips irão agir como uma espécie de guias para os deficientes visuais. Ao se aproximarem dos semáforos, eles apertarão um botão que emitirá um som, e através desse som, o pedestre poderá fazer a travessia com segurança”, comenta Ademar Leite.

De acordo com ele, em Aracaju todas as ciclovias já estão projetadas para dar uma maior segurança ao ciclista. “Toda ciclovia tem foco para ciclista”, disse. Outro benefício é a colocação de semáforos com botoeira para facilitar a passagem de pedestres em locais de grande movimentação de veículos, a exemplo da avenida 13 de Julho e próximo ao Hospital João Alves. “Nesses locais, a demanda de pedestre é muito grande, por isso implantamos semáforos com botoeira, para auxiliar o pedestre e dessa forma evitar os acidentes”, completa Ademar Leite.

Segundo informações do coordenador de sinalização semafórica da SMTT, a intenção é que futuramente todo sistema esteja interligado através de rede. Dessa forma o problema poderá ser detectado o mais rápido possível. “Com a implantação do sistema, saberemos exatamente qual localidade e o tipo de serviço a ser executado. E isso através de um botão, o que facilita nossa ação”, explica Ademar Leite.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.