Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe homenageia Edvaldo Nogueira
Antes do início do evento, foi realizado um minuto de silêncio pelo falecimento da professora Ofenísia Freire e do artista plástico J. Inácio. A seguir teve início uma apresentação do grupo de música antiga Renantique. Segundo o presidente do IHGSE, professor Ibarê Dantas, essa homenagem deve-se ao fato de a Prefeitura de Aracaju ser um importante parceiro do Instituto.
“O prefeito Edvaldo Nogueira tem sido um sócio efetivo bem feitor do Instituto, então tem favorecido bastante o espaço. Foi com a iniciativa dele que fizemos um convênio, e é um dos principais responsáveis pelo funcionamento do Instituto hoje”, contou, acrescentando que nos últimos anos as contribuições de gestores públicos aumentaram, permitindo cuidar melhor do patrimônio do Instituto e ampliar seus serviços à comunidade.
O município colabora há vários anos com o IHGSE. Em uma das últimas iniciativas foi firmado um convênio no valor de R$ 3 mil, repassados pelo município. Além disso, a Prefeitura realiza o pagamento de três estagiários e um funcionário que servem ao Instituto. Ao receber o certificado em nome do prefeito, Bosco Rolemberg falou do compromisso da Prefeitura em ajudar os trabalhos do IHGSE.
“Eu agradeço, em nome do prefeito Edvaldo Nogueira, a homenagem desta casa dos sergipanos e quero dizer que a Prefeitura de Aracaju, de forma modesta, tem tido a preocupação de ajudar os trabalhos desenvolvidos nessa casa. Acreditamos que uma sociedade e um povo – através do conhecimento da sua História, da sistematização das experiências positivas, da busca pela identidade do povo sergipano -, tem todas as condições, a partir desses esforços, em construir um futuro melhor para todos. Deixo o nosso sincero agradecimento e parabéns a todos os sócios dessa casa”, disse.
Também foram homenageados o governador Marcelo Deda; o secretário de Cultura do Estado, Luiz Alberto dos Santos; a presidente de Honra da casa, professora Maria Thétis Nunes; o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Josué Modesto dos Passos Subrinho, que foi representado pelo vice-reitor Ângelo Antonioli; a secretária de inclusão, assistência e desenvolvimento social, Ana Lúcia Menezes; o presidente da Academia Sergipana de Letras (ASL), Anderson Nascimento; e o antigo sócio do IHGSE, João Gomes Barreto.
O governador Marcelo Déda, que na ocasião anunciou o tombamento do prédio como patrimônio histórico e arquitetônico do Estado, também ressaltou a importância do Instituto para a pesquisa e a memória. “Venho trazer em meu nome e do Governo do Estado os nossos cumprimentos a todos que compõem essa importante casa por essa data cheia de significados. É um fato digno de registro a celebração de 95 anos do Instituto, um patrimônio indiscutível do Estado de Sergipe, pelo acervo e pela trajetória”, declarou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]