[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Ontem, dia 6 de agosto, o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE) completou 95 anos de existência. Em uma solenidade comemorativa, o presidente da ´Casa dos Sergipe´, Ibarê Dantas, homenageou algumas personalidades com entrega do título de sócio benemérito pelos serviços prestados ao Instituto. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, representado na ocasião pelo secretário chefe de gabinete, Bosco Rolemberg, foi um dos homenageados.

Antes do início do evento, foi realizado um minuto de silêncio pelo falecimento da professora Ofenísia Freire e do artista plástico J. Inácio. A seguir teve início uma apresentação do grupo de música antiga Renantique. Segundo o presidente do IHGSE, professor Ibarê Dantas, essa homenagem deve-se ao fato de a Prefeitura de Aracaju ser um importante parceiro do Instituto.

“O prefeito Edvaldo Nogueira tem sido um sócio efetivo bem feitor do Instituto, então tem favorecido bastante o espaço. Foi com a iniciativa dele que fizemos um convênio, e é um dos principais responsáveis pelo funcionamento do Instituto hoje”, contou, acrescentando que nos últimos anos as contribuições de gestores públicos aumentaram, permitindo cuidar melhor do patrimônio do Instituto e ampliar seus serviços à comunidade.

O município colabora há vários anos com o IHGSE. Em uma das últimas iniciativas foi firmado um convênio no valor de R$ 3 mil, repassados pelo município. Além disso, a Prefeitura realiza o pagamento de três estagiários e um funcionário que servem ao Instituto. Ao receber o certificado em nome do prefeito, Bosco Rolemberg falou do compromisso da Prefeitura em ajudar os trabalhos do IHGSE.

“Eu agradeço, em nome do prefeito Edvaldo Nogueira, a homenagem desta casa dos sergipanos e quero dizer que a Prefeitura de Aracaju, de forma modesta, tem tido a preocupação de ajudar os trabalhos desenvolvidos nessa casa. Acreditamos que uma sociedade e um povo – através do conhecimento da sua História, da sistematização das experiências positivas, da busca pela identidade do povo sergipano -, tem todas as condições, a partir desses esforços, em construir um futuro melhor para todos. Deixo o nosso sincero agradecimento e parabéns a todos os sócios dessa casa”, disse.

Também foram homenageados o governador Marcelo Deda; o secretário de Cultura do Estado, Luiz Alberto dos Santos; a presidente de Honra da casa, professora Maria Thétis Nunes; o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Josué Modesto dos Passos Subrinho, que foi representado pelo vice-reitor Ângelo Antonioli; a secretária de inclusão, assistência e desenvolvimento social, Ana Lúcia Menezes; o presidente da Academia Sergipana de Letras (ASL), Anderson Nascimento; e o antigo sócio do IHGSE, João Gomes Barreto.

O governador Marcelo Déda, que na ocasião anunciou o tombamento do prédio como patrimônio histórico e arquitetônico do Estado, também ressaltou a importância do Instituto para a pesquisa e a memória. “Venho trazer em meu nome e do Governo do Estado os nossos cumprimentos a todos que compõem essa importante casa por essa data cheia de significados. É um fato digno de registro a celebração de 95 anos do Instituto, um patrimônio indiscutível do Estado de Sergipe, pelo acervo e pela trajetória”, declarou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.