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As inscrições para o processo seletivo da 3ª Edição do Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares, o Progestão, vão até o próximo dia 26 de março. A Secretaria de Estado da Educação (SEED) está oferecendo 1.000 vagas aos profissionais integrantes do Quadro Permanente do Magistério Público Estadual. O processo de convocação atende as instruções do edital nº 6, de 25 de fevereiro de 2008.

As inscrições, iniciadas no dia 3 de março passado, devem ser realizadas, preferencialmente, via internet pelo sítio da Secretaria de Estado de Educação. Já os candidatos que não têm acesso à internet podem confirmar suas participações preenchendo formulários específicos na própria unidade de lotação.

Critérios

Para a disponibilização de vagas por unidade de ensino foram considerados como critérios a matrícula em 2006, número de turmas, turnos de funcionamento e níveis de ensino oferecidos, conforme edital. Serão organizadas turmas de, no máximo, 35 cursistas, que serão capacitados por tutores que obtiveram suas classificações durante Processo Seletivo realizado em novembro do ano anterior.

A seleção se dará por meio de sorteio, que pode ser acompanhado pelos candidatos. Não haverá sorteio para as unidades de ensino que apresentarem número de inscritos igual ou inferior ao número de vagas, ficando os inscritos automaticamente selecionados. Já os diretores escolares e coordenadores de ensino terão suas participações no Progestão asseguradas no ato da inscrição. As vagas que não forem preenchidas serão devolvidas a coordenação do Programa, que promoverá sua redistribuição em data posterior ao encerramento do período de inscrição.

O candidato a cursista do Progestão deverá ter ainda, como requisitos, a formação mínima em nível superior, exercer atividades de docência ou atividades técnico-pedagógica nas Unidades de Ensino da Rede Pública Estadual, em Órgãos Centrais da SEED ou Diretorias Regionais de Educação e Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). Eles ainda devem ter disponibilidade de tempo e compromisso com o cumprimento da carga horária do programa.

De acordo com as informações da Secretaria da Educação, fica sob a responsabilidade das Diretorias de Educação e DEA, em articulação com as equipes gestoras das escolas, a distribuição, recolhimento e encaminhamento das inscrições realizadas de forma manual pelos candidatos, à Coordenação Estadual do Programa, que fica localizada na sede do Centro de Qualificação de Pessoal (CQP), à Rua Dom José Thomaz, 715, em Aracaju. A entrega do material deve acontecer até o dia 27 de março.

Progestão

Segundo informou o secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, o Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares é destinado à formação de lideranças escolares comprometidas com um projeto de gestão democrática da escola pública com foco no sucesso do aluno.

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