[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Foi realizada nesta terça-feira, 26, no auditório da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) uma reunião de trabalho com os municípios que integram o Mão Amiga na cultura da cana de açúcar para orientar os técnicos municipais sobre a execução do programa em 2013. 

Na ocasião, a diretora do Departamento de Renda e Cidadania (DRC), Heleonora Cerqueira deu informações sobre o local de cadastramento dos beneficiários do programa, os documentos exigidos para o cadastramento, a divulgação da lista dos beneficiários aprovados, entre outros temas. O período de inscrição para se cadastrar no programa vai de 4 de março a 19 de abril.

A equipe do DRC estará, de 19 a 21 de março, nos municípios da cultura da cana fazendo as inscrições dos beneficiários analfabetos que foram inscritos no programa Mão Amiga em 2012 para compor as turmas que serão alfabetizadas este ano.

As aulas do Sergipe Alfabetizado terão duração de oito meses e o beneficiário receberá a bolsa-estudo de R$ 100 mensais nos três últimos meses. Para receber as parcelas, o catador deverá ter frequentado 80% das aulas, obrigatoriamente, segundo as normas contidas na lei estadual do Mão Amiga.

A secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, participou da reunião e destacou o papel fundamental dos gestores municipais na oferta de oportunidades de desenvolvimento para os habitantes de suas cidades.

“Estamos fazendo uma política não só de Assistência dentro de Sergipe, mas de inclusão, com foco cada vez maior nas pessoas que mais precisam, como os analfabetos e aqueles que vivem apenas com os recursos do Bolsa Família”, explicou Eliane Aquino.

De acordo com ela, a meta é criar programas para fazer com que a vida dessas pessoas mude para melhor. “O Mão Amiga é um exemplo clássico disto, por ser um programa sério e que beneficia diretamente os trabalhadores do campo. Para que ele continue dando certo, contamos com o auxílio precioso dos gestores municipais na inserção desses cidadãos nos programas de qualificação.”

Colheita mecanizada

Na reunião, a secretária Eliane destacou a parceria que a Seides está firmando com o Detran para envolver cerca de 120 trabalhadores rurais no processo de mecanização da colheita da cana de açúcar.

Neste sentido, o Programa Mão Amiga incluirá capacitações para condução de tratores e outros veículos de tração necessários ao processo. Entre outras vantagens, a mecanização vai ajudar a extinguir as queimadas, método utilizado para preparar o solo para o plantio.

“Nosso primeiro objetivo é habilitar 30 trabalhadores em cada município e, de acordo, com a demanda a gente pode aumentar esse número”, explicou a secretária.

O secretário de Assalariados e Assalariadas Rurais, Nunes Alexandre, parabenizou a iniciativa do Estado e ressaltou que a profissionalização vai garantir a empregabilidade dos trabalhadores rurais.

“No Sudeste do Brasil a colheita da cana já é realizada por máquinas. Com o desenvolvimento contínuo de Sergipe, não demora nada para que isso aconteça aqui. Por isso é tão importante que os nossos trabalhadores rurais sejam capacitados a manusear essas máquinas. Dessa forma, não haverá desemprego em massa”, avaliou Nunes.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.