[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Sergipe registrou um aumento significativo na adesão dos profissionais médicos ao Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), que está em sua segunda edição neste ano. Ao todo, foram selecionados 81 médicos, divididos em 41 municípios, sendo 14 só na capital. O Ministério da Saúde contabilizou um aumento de mais de 100% no estado, em relação ao ano passado, quando foram selecionados 19 médicos, em menos de 20 municípios.

Neste ano, em todo o Brasil foram selecionados 5.376 médicos espalhados por 2.856 municípios. Os profissionais médicos contemplados para trabalhar na 2ª edição do Provab têm até amanhã, terça-feira, 26, para atualizar o cadastro nos municípios que irão exercer contrato.

De acordo com o diretor de Atenção Integral à Saúde da SES, João Lima, um dos grandes pontos positivos do programa é a vinculação do profissional ao cumprimento integral da carga horária de 40 horas na Atenção Básica. “Isso significa dizer que, a partir de agora, teremos 81 novos médicos trabalhando dentro do Sistema Único de Saúde, na Atenção Básica, em nosso Estado. A Secretaria de Estado da Saúde teve um papel fundamental nessa grande adesão, inclusive com um encontro com gestores dos 75 municípios sergipanos realizado no último mês de janeiro. Esse evento foi fundamental para a mobilização e sensibilização, para que pudéssemos atingir o resultado de mais de 100% comparado a 2012”, destacou.

O diretor da SES comentou, ainda, sobre a importante contrapartida que os profissionais têm ao aderir ao Programa. “O Provab é uma especialização para o profissional com duração de um ano. A vinculação em alguns indicadores e metas, levam com que o médico realmente se dedique a trabalhar no Programa de Saúde da Família. Ele conta com uma bolsa no valor de R$ 8 mil e, além disso, a adesão permite uma pontuação de 10% para as provas de residência que esse profissional venha a fazer”, concluiu.

“Esse é um momento muito importante que destaca o olhar da gestão na perspectiva do que o programa vem trazer, no sentido da valorização do profissional com a liberdade dele escolher o local onde vai trabalhar. Isso cria uma identidade com a comunidade, o que é muito bom. Além disso, trabalha para minimizar o problema da vacância dos médicos no interior. A chegada desses 81 novos profissionais com novas regras e novos estímulos faz com que o problema do não cumprimento da carga horária, que é o maior estrangulamento na Atenção Básica, seja resolvido. Esperamos que essa atuação seja espelho para os demais profissionais”, afirma a secretária de Estado da Saúde, Joelia Silva Santos.

A coordenadora de Atenção Integral à Saúde, Guadalupe Ferreira, destacou que os médicos selecionados têm até amanhã, 26, para se apresentar nos municípios. “Esses municípios participantes vão precisar validar o cadastro desses médicos e, a partir daí, vão poder registrar no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES. Mas primeiro é necessário o cadastro no Provab. Então, eles já podem começar a trabalhar. Tem a exceção dos médicos que tiveram algumas pendências ou erro no cadastro. Nesses casos, o Ministério da Saúde permitiu a esses profissionais e municípios um prazo maior. Portanto, haverá uma nova lista com um novo cadastro desses médicos”, concluiu.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.