[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) entregou nesta quinta-feira, 28, cerca de 100 certificados a aprendizes dos cursos profissionalizantes para as áreas de preparação de bolos e tortas, doces e salgados, recepcionista geral, manicura e pedicuro artístico, costureira, bombeiro hidráulico e instalador elétrico em Umbaúba. A solenidade aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores da cidade e contou com a participação de todos os beneficiados do projeto de Inclusão Produtiva. Além dos certificados entregue pelo Estado, a Prefeitura também certificou 80 alunos em cursos promovidos pelo município.

De acordo com a secretária de Estado da Inclusão Social, Maria Luci Silva, as oficinas foram promovidas pela Seides por meio de um contrato firmado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A gestora destacou a preocupação do Governo do estado, no sentido da geração de emprego e renda para a população sergipana. “O governador tem a preocupação de trabalhar cada vez mais a inclusão social, principalmente na área da inclusão produtiva. Precisávamos desses oito anos de governo do presidente Lula para darmos valor a geração de emprego e renda. Nesse período tivemos a geração de mais de 15 milhões de emprego”, frisou.

Na avaliação de Maria Luci, a capacitação é um meio beneficiar as classes sociais menos favorecidas. “Através dos cursos a população está tendo o direito a toda rede de proteção social. Portanto, para nós é uma satisfação saber que Umbaúba foi a cidade que teve mais pessoas qualificadas”. De setembro a outubro, a Seides qualificou mais 150 pessoas em cursos profissionalizantes e a meta é capacitar, até o final do ano, 4.180 pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social.

Na opinião do prefeito de Umbaúba, Anderson Farias, o governador Marcelo Déda, diferente de outros gestores, não mede esforços para liberar recursos para a ação social. “Ele disponibiliza recursos para que todos os sergipanos tenham qualificação, com o objetivo de que todos possam buscar suas fontes de renda. Déda tem feito isso melhor que qualquer outro governador do estado. O Senac está aqui para provar. Não existem, em nenhum outro governo, tantas pessoas capacitadas no estado”.

De acordo com a diretora do Departamento de Renda e Cidadania da Seides, Heleonora Cerqueira, a entrega de certificados é um dia festivo para a comunidade e o Estado. “Com essa qualificação será mais fácil lutar por uma vaga no mercado de trabalho. São ações como essa que capacitam e qualificam a população para o mercado de trabalho. Hoje entregamos certificados a quase 180 pessoas em cursos oferecidos pela Seides e também pela prefeitura”, relatou.

Novas perspectivas

Aprendiz do curso de bombeiro hidráulico, Antônio Marcos Souza santos, trabalha atualmente como vigia e vê na capacitação uma nova oportunidade. “Antes eu não tinha um curso de qualificação e hoje, com ele, vou arranjar um modo de conciliar os horários e trabalhar para aumentar a renda”.

A satisfação não foi diferente para Silvanete de Jesus Ribeiro, que recebeu seu certificado dos cursos de costureira e doces e salgados das mãos da secretária Maria Luci Silva. “Achei muito importante porque é difícil aparecer uma oportunidade dessa. Com essa capacitação, vou fazer um trabalho extra e conseguir aumentar minha renda”.

A contratação dos serviços ofertados pelo Senac tem o objetivo qualificar profissionalmente 4.180 pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. Foram abertas 277 turmas de alunos e o convênio firmado entre a Seides e o Senac iniciou a edição 2010 do Projeto Inclusão Produtiva através da Qualificação Profissional.

Presenças

Participaram do evento o prefeito Anderson Farias, a primeira-dama e secretária de Assistência Social de Umbaúba, Manuela Farias, o vice-prefeito Humberto Costa, a diretora do Departamento de Renda e Cidadania da Seides, Heleonora Cerqueira, e a representante do Senac, Elizabete Santos Vasconcelos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.