[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu ontem, domingo, o desfile cívico 2007, cujo tema apresentado foi ‘O imaginário infanto-juvenil pelo direito de aprender’. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) não ficou de fora e levou para a rua de Bahia, bairro Siqueira Campos, local onde aconteceu o desfile, os idosos atendidos pelos programas sociais executados pela Semasc.

Um clima de muita descontração tomou conta da avenida. As idosas que participaram da atividade foram contagiadas pelo tema e se fantasiaram de bruxas e fadas, levando toda fantasia dos contos mágicos, recheados de muita sabedoria e disposição de pessoas que já viveram muitas coisas na vida, mas não perderam a alegria de viver. “Estou me sentindo muito feliz. No ano passado eu também participei do desfile e estou feliz por estar aqui novamente. Além disso, eu acho muito importante nossa participação, porque não é pelo fato de sermos idosos que vamos nos jogar num canto e deixar de aproveitar a vida”, ressaltou dona Maria Lúcia Santos da Silva, 64, que participa do grupo de idosos do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS) Gonçalo Rollemberg Leite.

Dona Maria dos Santos de Oliveira, 61, também inserida no grupo de idosos no CREAS Gonçalo Rollemberg Leite, completou a opinião da colega. “Todo ano eu faço questão de desfilar. Esse ano com essas fantasias de bruxas de fadas, ficou ainda mais divertido. Estou muito feliz e acho importante que nós participemos”, explicou.

Dona Marluce Ferreira de Santana, 54, que participa do grupo de idosos do CREAS Viver Legal, no bairro Castelo Branco, não escondeu a emoção e falou porque gosta de participar destas atividades promovidas pela Semasc. “Eu gosto muito de participar destas atividades porque são muito criativas. Eu gosto bastante de brincadeiras, principalmente essas que envolvem contos de fadas”, contou. “Estou muito feliz, eu adoro poder participar aqui”, enfatizou em poucas palavras dona Maria José Gouveia, 60, também integrante do grupo de convivência do CREAS Viver legal.

A população aplaudiu a iniciativa da Semasc e falou sobre a importância destas ações. “Com certeza é uma iniciativa louvável. São esses idosos que têm muito a nos ensinar. É bonito vê-los na avenida esbanjando tanta disposição. Isso faz com que todos nós percebamos que na vida não importa a idade para se divertir”, comentou o estudante Willian da Silva, 23. Para a administradora de empresas Tatiana Tavares, 25, estas atividades promovem inclusão. “É bonito ver quando a Prefeitura, de alguma forma, investe na inclusão e este desfile é uma prova real disso. Com certeza esses idosos se sentiram parte da sociedade depois desse desfile. Parabéns!”, ressaltou.

A secretária Municipal de Assistência Social, Rosária Rabelo, prestigiou o evento e ressaltou a importância da atividade. “Já é uma tradição. Todos os anos são os idosos dos programas sociais da Semasc que representam a nossa secretaria neste desfile cívico que abre as atividades da semana em comemoração à pátria”, explicou a secretária. “É muito importante, porque independente da geração, todos nós temos muito o que aprender. O tema escolhido esse ano foi ‘O imaginário infanto-juvenil pelo direito de aprender’ e nada melhor que trazer os idosos vestidos com roupas referentes ao tema, por isso o figurino de bruxas e fadas, desta forma eles comprovam que nunca é tarde demais para aprender ou ensinar alguma coisa”, completou.

A gerente do Programa de Atenção a Pessoa Idosa (Papi) da Semasc Margarida Ribeiro, explicou o objetivo da atividade. “Muitos destes idosos nunca tiveram a oportunidade de participar de um desfile cívico. Além disso, para alguns é um momento de reviver a infância e isso os deixa bastante empolgados. Eles fazem questão de participar, por isso nós priorizamos esta inserção dos idosos no desfile todos os anos”, explicou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.