[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]De hoje até quinta-feira, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) promove o I Fórum Municipal do Ensino Noturno. O objetivo é debater problemas enfrentados em sala de aula e encontrar soluções que contribuam para a melhoria do ensino noturno na capital. O evento, que acontece no teatro da Universidade Tiradentes (Unit), é voltado para professores, diretores, coordenadores e alunos do ensino fundamental.

A programação será aberta às 19 horas pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Em seguida, haverá esquete teatral e palestra com o especialista convidado Hamilton Werneck, da Universidade Cândido Mendes (UCAM), do Rio de Janeiro, que vai falar sobre os desafios da escola noturna brasileira.

Amanhã, às 19 horas, serão apresentados os resultados consolidados do Fórum na Escola, realizado pela Semed no início do ano. Na ocasião, estudantes e docentes apresentaram sugestões para a melhoria do ensino público. As idéias expostas deram origem a um documento que será divulgado e discutido no I Fórum Municipal do Ensino Noturno, com a presença dos alunos que ajudaram na sua elaboração.

Ainda amanhã, às 20h20, haverá mesa-redonda sobre as perspectivas de continuidade de estudos e profissionalização para o aluno da escola noturna. A programação se encerra com o debate entre os participantes.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, o I Fórum Municipal do Ensino Noturno surgiu a partir de um levantamento feito pela Semed no final do ano passado. Através da aplicação de questionários, foi constatado que entre alunos que estudam à noite – em sua maioria, jovens e adultos – os índices de evasão e reprovação são maiores.

“Essa situação é observada em todo o país, mas a gente não pode cruzar os braços. Esses estudantes precisam de mais motivação e de uma postura diferenciada por parte dos professores e coordenadores. A maioria dos alunos que estudam à noite trabalha, tem filhos e muitas outras preocupações que comprometem seu desempenho. O Fórum será um espaço para refletir sobre essas questões e traçar diretrizes para a melhoria da escola noturna municipal”, destaca a secretária.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.