[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Depois de comemorar o seu dia na terça-feira, 27, centenas de idosos integrados aos grupos de convivência da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) lotaram na tarde de ontem o auditório da Faculdade Pio X durante o I Encontro Envelhecer com Dignidade – Direito humano fundamental. Promovido pela Prefeitura de Aracaju, o evento faz parte da programação comemorativa ao mês dedicado à terceira idade.

Temas de relevância para esse público foram discutidos e tiveram uma platéia atenta, que contou também com familiares dos idosos. Após a solenidade de abertura com a secretária Rosária Rabelo teve início a mesa redonda, que primeiro discutiu “O papel do Ministério Público junto ao idoso”. Sobre essa questão a promotora do idoso, Carla Barreto de Almeida, esclareceu algumas dúvidas recorrentes quanto à atuação desse órgão.

Segundo a promotora, o Ministério Público dispõe de uma promotoria especializada, que age em defesa do idoso, em Aracaju e nos demais municípios, no que se refere aos direitos indisponíveis, ou seja, que não se pode abrir mão, como o direito à vida e saúde, entre outros. “Ela atua principalmente em três vertentes, nas questões coletivas, nas individuais e na área criminal”, contou.

Família e qualidade de vida

A seguir a presidente do Conselho Municipal da 3ª idade, professora Noêmia Silva, falou das “Relações intra-familiares”, num contexto em que os idosos muitas vezes são os provedores da família e não necessariamente dependentes dos parentes. Segundo ela, “o idoso de hoje precisa ser ativo, participativo e consciente do seu papel na sociedade, que também exige uma nova atitude dele”.

A última contribuição da mesa redonda ficou por conta do professor Jean de Oliveira Toscano, que faz parte do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Recentemente o professor realizou um estudo nos centros de referência da Semasc, onde constatou o benefício da atividade física para esse público. “Idosos ativos tem mais qualidade de vida”, afirmou.

As atividades comemorativas da Semasc prosseguem na próxima sexta-feira, 30. Às 16 horas acontece uma missa em ação de graças aos idosos na Catedral Metropolitana. E no dia 5 de outubro será realizado um passeio turístico á cidade de Rosário do Catete.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.