[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A 1ª Conferência de Saúde do Trabalhador da Microrregião de Aracaju será realizada amanhã, 30, a partir das 09h30, no auditório do Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe (CEFET). O evento, que contará com a presença do prefeito Marcelo Déda na abertura, propõe discutir e aprovar a implantação e implementação da atenção integral à saúde do trabalhador para região, que além de Aracaju engloba mais sete municípios sergipanos. A realização é do Conselho Municipal de Saúde e conta com as participações do Ministério da Saúde (MS), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ministério Público do Trabalho, Conselho Estadual de Saúde, Fórum de Proteção ao Meio-Ambiente de Trabalho, Conselhos locais, Sindicatos de Saúde e CEFET.

A idéia central é mobilizar toda sociedade civil, profissionais da saúde, sindicatos e órgãos públicos para debater os temas e elaborar propostas que dêem suporte à implementação das políticas de saúde do trabalhador na microrregião de Aracaju. Entre as propostas a serem debatidas estão: a consolidação do controle social no acompanhamento da implementação das políticas públicas de saúde do trabalhador na microrregião de Aracaju; a consolidação das diretrizes do modelo assistencial que garantam acesso, acolhimento e resolutividade com integralidade, equidade e universalidade; consolidar recursos humanos do SUS e eleger 16 delegados do município de Aracaju e 14 dos demais municípios da microrregião para etapa Estadual.

Prefeitos, secretários de saúde e presidentes dos conselhos dos municípios da microrregião de Aracaju estarão presentes no evento. Os municípios que participarão, além de Aracaju, serão: Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, Itaporanga, Riachuelo, Santo Amaro, São Cristóvão e Divina Pastora.

Para participar da Mesa Redonda foram convidados o secretário Municipal de Saúde de Aracaju, Rogério Carvalho, médico e doutor em Saúde Coletiva, que abordará o tema “A Integralidade da Saúde do Trabalhador no Saúde Todo Dia”; e a médica Maria da Graça Luderitz Hoefel, da Coordenação da Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, que vai tratar da “Política Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador”.

Além das palestras a conferência também trabalhará grupos temáticos, sistematização das propostas e uma plenária final com aprovação da tese e eleição de delegados de Aracaju para Conferência Estadual.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.