[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

De acordo com a Central de Transplantes que funciona em anexo ao Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE), a unidade hospitalar é responsável por cerca de 90% das captações de órgãos e tecidos do Estado. Desde janeiro, quando a Comissão Intra-Hospitalar de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) começou a funcionar, até setembro, o setor realizou 30 captações de órgãos e tecidos para transplante, das quais 26 de córnea, seis de rim, uma de fígado e outra de pâncreas, esta feita primeira vez em Sergipe em 9 de maio.

Durante a Semana Nacional do Doador de órgão, realizada de 24 a 30 de setembro, a Comissão conseguiu viabilizar mais quatro captações: duas de múltiplos órgãos (córnea e rim) e duas somente de córnea.

De acordo com Rosângela Amaral, coordenadora da CIHDOTT, cada captação de córnea ou rim pode beneficiar duas pessoas. "Na prática, as captações efetuadas em setembro significaram a possibilidade de retirar da fila de transplantes até oito receptores de córnea e quatro de rim", salientou.

De acordo com o coordenador da Central de Transplantes, Benito Fernandez, além das quatro captações efetivadas pela CIHDOTT, a Central de Notificação e Captação de Órgãos e Tecidos (CNCDO/SE) também registrou em setembro mais uma captação de córnea, feita no Instituto Médico Legal (IML) em um paciente que  morreu por parada cardio-respiratória.

Semana do Doador

Fernandez fez um balanço positivo da Semana Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos, realizada de 24 a 30 de setembro com atividades como panfletagens e palestras em locais como o próprio HUSE, a sede da Secretaria de Estado da Saúde e shoppings de Aracaju. "A campanha chamou a atenção de toda a sociedade para a necessidade da doação, inclusive para a importância do profissional de saúde neste processo", explicou.

Números

De maio de 2000, quando foi criada, até setembro de 2007, a Central de Transplantes já viabilizou a realização de 458 transplantes em Sergipe, dos quais 390 de córnea, dois de coração, 57 de rim e nove de osso. Atualmente, há 616 pessoas inscritas à espera de um doador para transplante. Deste total, 354 são de candidatos a um transplante de córnea e outros 262 de rim.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.