Hospital Municipal Nestor Piva lança cartilha ‘Descobrindo o ECA’
O projeto da cartilha é de autoria da estagiária de Serviço Social Suzana Gardênia de Oliveira Sá. O livreto traz informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de uma forma didática e bastante ilustrada.
“A cartilha é um resgate da cidadania, é um trabalho social que evidencia, ou pelo menos tenta, sensibilizar a quem compete os cuidados com a criança”, aprovou o coordenador do Hospital Municipal Dr. Nestor Piva, Ênio Calistro de Souza. O hospital distribuiu a cartilha com as mães presentes na pediatria e a autora conversou sobre os principais tópicos do tema e tirou dúvidas dos usuários.
“O Serviço Social do hospital fez uma pesquisa e detectou que 86% dos usuários responsáveis pelas crianças e adolescentes não tinham conhecimento do ECA. Desse percentual, 72,1% nunca tinham ouvido falar no estatuto. A gente evidenciou também que a escolaridade dos pais ou responsáveis era baixa, por isso a linguagem da cartilha é simples e objetiva”, disse Suzana Gardênia.
Ela explica ainda que mais de 90% dos pais declararam não saber onde poderiam buscar informações sobre os direitos da criança e do adolescente. “Foi daí que surgiu a idéia de criarmos a cartilha”, informou. Segundo Suzana, a demanda de casos de violência no Nestor Piva é pequena, mas a preocupação do Serviço social é exatamente com as ocorrências de negligência familiar envolvendo maus tratos do público infanto-juvenil.
Outros fatos que suscitam orientação junto aos responsáveis são os casos de crianças que chegam ao Nestor Piva desacompanhadas dos pais e sem certidão de nascimento. Há ocorrências de crianças que adoecem por
falta de cuidados dos pais. Diante disso, Suzana criou o projeto com o objetivo de discutir, orientar e sensibilizar os responsáveis quanto aos direitos da criança e do adolescente, bem como aos deveres dos pais e do estado para com este público específico.
Ilustração
A estagiária de Serviço Social esteve acompanhada da assistente social do Nestor Piva, Maria Glácia de Oliveira Sá Costa – que também escreveu para a cartilha – e da animadora Karine. Com 22 páginas, a maioria dos textos, a diagramação, a arte e as ilustrações da ´Descobrindo o ECA´ são de autoria da própria Suzana Gardênia. Ela contou ainda que a proposta do estágio curricular é também a elaboração de um projeto de intervenção na unidade de saúde com o objetivo de modificar a realidade e melhorar a qualidade de vida dos usuários.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]