[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O município de Aracaju era responsável apenas pela atenção básica de saúde. Após a implantação do novo projeto, passou a gerenciar a atenção plena, organizando a saúde dos hospitais, entre os anos de 2001 e 2002. Mas só em 2003 se apropriou da área hospitalar, transformando-a numa rede específica. Segundo o coordenador do Nucaar, Emerson Luiz Canonici, foi feito um parâmetro de cobertura assistencial para ajustar as estratégias. “A assistência de saúde do município era dissociada da política hospitalar. Para poder potencializar o investimento de acordo com a demanda, surgiu a idéia de desenvolver um nível de solidariedade entre as unidades de saúde, por isso a concepção de Hospital Horizontal. Neste âmbito, cada instituição passa a desenvolver uma questão específica, então cada hospital tem áreas próprias para atendimentos especializados”, disse Emerson Luiz.

O decreto de criação do Hospital Horizontal prevê a organização de um conjunto de instituições com suas respectivas capacidades produtivas, organizadas de modo complementar. O projeto estipula intervenções no campo hospitalar, de modo a se configurar como um hospital único, com operações definidas e especializadas, sistemas de referenciamento estruturados e pactuados, e acessos sempre mediados por ações e processos regulatórios.

Esta idealização, entendida dentro do contexto assistencial, contempla a rede hospitalar, observando-se a característica e a herança histórica de cada hospital, para que possa atender às necessidades da população de Aracaju e população referenciada, sendo necessária uma relação multi-direcional envolvendo assistência hospitalar e as redes de atenção à saúde (atenção básica, ambulatorial especializada, atenção psicossocial e urgência e emergência).

De acordo com o coordenador Emerson Luiz, o ordenamento das instituições e o estreitamento das relações foram as metas que deram origem aos objetivos do projeto, por isso, o planejamento foi canalizado para as áreas críticas de saúde nos hospitais. “Atualmente, todas as unidades de saúde vêm recebendo um conjunto de investimentos. Com isso, elas passam a ter uma nova configuração dentro do sistema hospitalar. Todas as obras realizadas nas unidades obedecem a um mesmo padrão, com concepções de áreas homogêneas na busca pela qualificação técnica das ações, organização do modelo e respeito às condições da vigilância sanitária”, explicou Emerson.

Veja mais…

Metas e resultados

Hospitais e clínicas

Hospital de Cirurgia

Hospitais Municipais[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.