[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A partir da próxima quarta-feira, 7, as visitas aos pacientes que estão nas enfermarias do internamento do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) serão ampliadas, ou seja, terão seu horário estendido e passam a acontecer das 9h às 18h30. A medida, que é um dos dispositivos da Política Nacional de Humanização (PNH), oferece um maior espaço de tempo para contato entre familiares e pacientes internados, e está sendo implantada no Huse graças ao esforço do Grupo de Trabalho em Humanização (GTH).

Com a visita ampliada, cada visitante terá 30 minutos para permanecer na enfermaria, em horários de 9h às 9h30; de 9h30 às 10h e assim por diante, sendo que o último visitante entrará às 18h e sairá às 18h30. De acordo com o coordenador da Gestão de Cuidado da Diretoria Operacional da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Aldo Melo, a visita ampliada é uma das mais importantes formas de investir na reabilitação e recuperação do paciente. “A nossa natureza é social e os visitantes trazem a continuidade da vida, o afeto e elo com a sua rede familiar e comunitária para quem está internado. Isso também faz com que os usuários tenham uma melhor impressão do hospital e uma relação mais tranquila e saudável com a equipe”, afirma.

Aldo comenta ainda que o GTH do Huse construiu uma rede de parceria e apoio com a Diretoria Operacional, várias coordenações e trabalhadores assistenciais do hospital, para que a visita seja ampliada de forma progressiva e estabeleça regras, fluxos, apoio técnico e solidário para a equipe, visitantes e acompanhantes. “O Huse e toda a sociedade estão de parabéns por mais uma iniciativa em defesa dos direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde [SUS], garantindo justiça social e dignidade na saúde pública de nosso Estado”, comemora o coordenador.

Acompanhante

Para a coordenadora do Núcleo de Gestão de Leitos e Vagas do Huse, Cátia Justo, a visita ampliada influencia bastante no dia a dia de visitantes e pacientes, mas não muda o papel do acompanhante. “O acompanhante terá a mesma função que antes. Em síntese, na enfermaria haverá a cada meia hora o visitante, o paciente e o acompanhante. Na próxima meia hora o personagem que muda é o visitante. Assim, não haverá aglomeração de pessoas e o paciente poderá ser visitado por familiares, amigos e qualquer pessoa que deseje”, comenta.

Cátia Justo lembra que o visitante também deve contribuir com a unidade, respeitando algumas normas, como evitar circular pelos corredores e fazer muito barulho, afinal trata-se de um ambiente hospitalar. A coordenadora explica que o fluxo acontece a partir do momento em que o visitante chega à recepção, onde um recepcionista registra seu nome, número da carteira de identidade, nome e localização do paciente que irá visitar. Em seguida, entrega um crachá e orienta o visitante que ele tem 30 minutos para a visita e que deve retornar neste prazo, pois a visita de outro visitante está atrelada ao uso do crachá devolvido.

Regras

Cada visitante não poderá exceder o período de 30 minutos, mesmo que não tenha outro visitante no horário subsequente. O crachá será apresentado ao segurança, que irá orientar o local da enfermaria e checar se o visitante conhece as novas regras da visita ampliada. “A enfermeira do setor ou outro profissional que perceber que o tempo de meia hora foi ultrapassado poderá, se necessário, chamar o segurança para a retirada do visitante e, no caso de o paciente estar em procedimento, o visitante poderá retornar à recepção e visitá-lo no próximo ou em outro horário”, detalha Cátia Justo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.