[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Técnicos da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), através de um convite dos gerentes de negócios do Banco do Nordeste (BNB), conheceram os programas Credamigo e Agroamigo desenvolvidos pela instituição financeira. O objetivo da iniciativa, segundo o gerente do Agroamigo em Sergipe, Marcellus Sasso, é unir esforços na busca ativa de pessoas beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, que desenvolvam atividades rurais.

“Queremos inserir essas pessoas que ainda não têm o financiamento do Agroamigo dentro da metodologia do nosso programa. Na verdade, trabalhamos também com o Credamigo e, nesse contato inicial, queremos ver a possibilidade de conseguir produzir reuniões com a equipe dos dois programas para estender o benefício a todos os clientes das regiões”, colocou.

Reforçando as explicações do colega, Saulo Silva acrescentou que atualmente o público do Agroamigo é de 56% de pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família, mas o BNB pretende atingir a meta de 100%.

“Essa parceria é importante no sentido de identificarmos esse público. Portanto, esse é o pontapé inicial para que, em conjunto, a gente possa traçar estratégias para chegar aos municípios e, assim, atender o maior número possível de pessoas enquadradas no Bolsa Família que desenvolvem atividades na área rural”, completou.

A assessora técnica da Seides, Joyce Peixoto, avaliou o encontro positivo e relatou a importância de mais uma parceria com o Governo do Estado. “Na verdade, a Seides já vem mantendo diálogo com o BNB com relação ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Hoje, eles apresentaram o Agroamigo, um programa voltado para produtores que tenham perfil pronafiano B, cuja renda familiar equivale a R$ 500 brutos e estejam inseridos no Bolsa Família”, contextualizou.

Segundo Joyce, essa é uma oportunidade única para incentivar o crescimento dessas pessoas. “Então, a partir do momento em que eles conseguem renda e desenvolvem seu próprio negócio através da agricultura familiar, o benefício é de mão dupla porque cresce o pequeno agricultor e aumenta a possibilidade de o poder público conseguir atingir outras famílias que permanecem invisíveis”, avaliou.

Agroamigo

O Agroamigo é o Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste, operacionalizado em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania e com Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Trata-se de uma iniciativa pioneira no Brasil que visa à concessão de financiamento para área rural,  adotando metodologia própria de atendimento, cuja principal premissa consiste na concessão de crédito orientado e acompanhado.

O Programa destina-se a agricultores familiares com enquadramento no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), classificados no Grupo B, que exploram parcela de terra na condição de proprietários, posseiros, arrendatários ou parceiros e possuam renda bruta anual de até R$ 6 mil, excluídos benefícios sociais e proventos previdenciários decorrentes de atividades rurais.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.