[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Nos últimos três anos a prefeitura reformulou, ampliou e reformou toda a unidade de urgência do Hospital de Cirurgia, implantando nela o modelo de acolhimento e atenção utilizado nas Unidades de Saúde e Hospitais de Pronto-Socorro do município, através do conceito de Hospital Horizontal. O número de leitos da UTI aumentou de sete para 20 e, em uma negociação capitaneada pela administração municipal, convênios estão permitindo melhorias sensíveis na oferta de serviços de alta complexidade como cirurgias cardiovasculares, urologia, oncologia e hemodiálise, dentre outros.

Quanto à lógica do atendimento, a unidade segue o padrão que vem sendo estabelecido em toda a Rede de Urgência e Emergência da capital. Padrão que leva em conta a necessidade do usuário e organiza o ambiente nas cores verde, amarela e vermelha para identificar a gravidade do caso. Além disso, a Prefeitura de Aracaju repassa mensalmente quase R$ 1,5 milhão ao HC, contabilizadas verbas provenientes do Fundo Municipal de Saúde e do Ministério da Saúde.

O diretor geral do Hospital de Cirurgia, o médico Darci Tavares Pinto, comemora os 80 anos do HC agradecendo a colaboração de todos que mantém em funcionamento o estabelecimento. “O hospital é filantrópico e eu gostaria de agradecer a ajuda de parceiros como a Secretaria Municipal de Saúde, que muito tem contribuído para reestruturar o Cirurgia para que ele se adeque às exigências tecnológicas atuais”, frisou o diretor, acrescentando que o Cirurgia é um dos pilares do projeto Hospital Horizontal porque está definido como a grande referência no setor ao incrementar as atividades existentes.

“O Hospital Horizontal é uma concepção ambiciosa, no sentido de querer racionalizar os recursos, proporcionando melhoria nos serviços. Com isso, papéis definidos são destinados para cada unidade hospitalar. Enfim, dentro da proposta de Hospital Horizontal, o Cirurgia se consolida como grande referência para os procedimentos mais complexos. Também oferecemos serviço de Hemodinâmica 24 horas, plantão de cardiologia com médico presencial 24 horas, serviço de cirurgia vascular e urologia em pleno funcionamento, qualidade no serviço de oncologia e quimioterapia”, afirmou o médico Darci Tavares.

O Hospital de Cirurgia foi fundado em 2 de maio de 1926, no governo de Heráclito Cardoso. Até aquele momento, só existia na capital o Hospital Santa Isabel, do qual a Prefeitura de Aracaju também é parceira atualmente. O HC já abrigou na década de 60 o curso de Medicina que hoje pertence à Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mais de 95% de sua clientela é atendida através do Sistema Único de Saúde (SUS) e hoje cerca de 700 cirurgias são realizadas por mês na instituição, que faz transplantes cardíacos há mais de dez anos. O HC atende não apenas a Sergipe, mas também áreas circunvizinhas da Bahia e Alagoas.

Veja mais…

Hospitais Municipais[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.