[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju) realizou no último mês de abril 4.129 atendimentos. Desse total, 50% dos pacientes foram encaminhados para os dois hospitais municipais de Pronto-socorro (PS Nestor Piva e PS Des. Fernando Franco), que foram recentemente inaugurados pela Prefeitura de Aracaju. Somente 12% do total de pacientes removidos pelo Samu foram encaminhados para o Hospital Governador João Alves Filho (HGJAF), confirmando, desta forma, a Rede de Urgência e Emergência de Aracaju como a grande acolhedora dos casos desta natureza no Estado.

Localizado no conjunto Augusto Franco, Zona Sul da capital, o novo hospital Desembargador Fernando Franco é composto de 20 leitos e uma equipe formada por quatro médicos plantonistas, sendo um cirurgião, dois clínicos e um pediatra para atender os serviços de urgência e emergência, tendo uma capacidade para realizar pequenas cirurgias de média complexidade. Esses números demonstram a importância que o hospital assume nos serviços de urgência e emergência na capital. Com dois meses de funcionamento, o PS Des. Fernando Franco já atua com um fluxo semelhante ao HGJAF, atendendo a uma média mensal de mais de dez mil pessoas.

“Todo paciente que chegar ao hospital será acolhido. Se o caso for de alta complexidade, fazemos os primeiros socorros e entramos em contato com o Samu para a locomoção da vítima a um hospital específico da necessidade do paciente”, informa a diretora do hospital Desembargador Fernando Franco, Ivana Oliveira Mendonça.

Os Prontos Socorros Municipais da Zona Norte e Zona Sul, que fazem importante interface com a política da rede hospitalar de Aracaju, integrando-se ao complexo “Hospital Horizontal”, contam com estrutura para atendimento às principais urgências e emergências clínicas, pediátricas, odontológicas e traumáticas de forma ininterrupta, durante 24 horas por dia. Desenvolve ações tanto na “porta de entrada” prestando atendimento inicial aos casos de urgência e emergência, como também nas enfermarias clínicas e pediátricas de curta permanência, para os usuários que necessitarem de observação por até 24 horas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.