[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Integração sem competição. Com esse objetivo foi comemorado o oitavo aniversário do Grupo Mama Fest, formado por mulheres mastectomizadas (que retiraram a mama) e assistidas pelo Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). O evento contou com uma gincana cultural que aconteceu nessa terça-feira, 27, no Cotinguiba Esporte Clube, na capital.

Formado por 50 pacientes participantes, o grupo foi dividido em duas equipes intituladas ‘As Guerreiras’ e ‘Alegria’ que demonstraram nas atividades muito entusiasmo e interação’. De acordo com a fisioterapeuta e coordenadora do grupo, Karla Mendonça, a cada ano uma nova emoção. “O que vale é a alegria que elas exalam sempre uma nova emoção e disposição. Nossos parceiros também participam e estão incluídos nesse contexto”, frisou.

Para a psicóloga, Regina Célia Macedo, a oitava edição da gincana superou as expectativas. “É fundamental que elas participem e comemorarem oito anos de luta pela vida. Este ano, elas estão ainda melhor em qualidade de vida e bem estar. Nas provas, capricharam mais e se prepararam bastante”, disse.

Superação

Superando um câncer de mama há sete anos, a dona de casa Edivan Bomfim Matos, 51 anos, está no grupo desde o início e fala da importância dele em sua vida.  “Adoro tudo isso aqui. Estou desde o comecinho e participo de todas as atividades com o maior prazer. Faz muito bem para minha recuperação os trabalhos desenvolvidos aqui”, comentou.

Novata no grupo, a dona de casa Cristina da Silva, 48 anos, participa pela primeira vez de uma atividade desenvolvida pelo Mama Fest. “Estou em tratamento há sete meses. Estou gostando muito de participar da gincana. É bem divertido e as pessoas são bastante animadas. Aqui a diversão está garantida”, afirmou.

Há dois anos e meio que a dona de casa Edinete Carvalho, 49, está em tratamento contra um câncer de mama. Segundo ela, as atividades desenvolvidas pelo grupo só ajudam a esquecer o tratamento e os problemas da vida. “Aqui é só alegria. Desde que entrei para esse grupo só tenho felicidades em minha vida, esqueço um pouco o tratamento que é doloroso e me divirto o tempo todo”, destaca.

Atividades

As atividades desenvolvidas pelas equipes foram interpretações musicais, paródias, corrida de saco, coreografias de músicas, troca de sapatos, prova da culinária (cada equipe preparou um prato com o tema Mama Fest), arrecadação de roupas e desfile de fantasias. Não tinha espaço para competição, apenas a descontração tomou conta de todos os participantes que se divertiram com as atividades.

A psicóloga Keysin de Souza foi uma das juradas durante a gincana. Ela avaliou a dedicação das participantes. “Aqui não dá para haver competição. Todas estão participando e desenvolvendo bem cada tarefa. São grupos envolvidos e isso é muito importante. As atividades desenvolvidas fora do hospital também ajudam bastante as nossas pacientes”, comentou.

Para a dona de casa Alda Gonçalves, 49 anos, que está há um ano e sete meses em tratamento, as atividades externas são mais proveitosas. “Aqui a gente tem passeios, atividades no parque, em clubes e isso é maravilhoso. A gente sai com a cabeça fresca e esquece um pouco os problemas do dia a dia. O grupo melhorou minha autoestima e trouxe ainda mais vontade de viver.”, enfatizou.

Colaboradores

Para esta edição da gincana cultural do Grupo Mama Fest, os colaboradores Itapé Turismo forneceu o ônibus para locomoção do grupo da Oncologia do Huse até o Cotinguiba Esporte Clube. Já a Associação de Apoio ao Adulto Com Câncer (AAACASE) forneceu o lanche das participantes.

De acordo com a presidente da AAACASE, Neide dos Santos, é sempre um prazer colaborar com essas atividades. “Elas são muito batalhadoras e guerreiras. Não é a primeira vez que participamos e é sempre um prazer dar essa força”, concluiu.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.