[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O grupo de apoio de combate ao alcoolismo da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) – grupo ´Força e Vontade´ – lançou na manhã de ontem, Dia do Gari, uma cartilha voltada aos servidores.

O material foi criado com o intuito de auxiliar no tratamento dos dependentes do álcool. Segundo a assistente social da Emsurb, Sônia Cristina Fonseca Santos, a cartilha veio em uma boa hora. “Estávamos precisando dessa cartilha e distribuí-la no Dia do Gari foi importante, já que a maioria dos servidores estaria presente”, disse.

A cartilha, intitulada ´Força e Vontade para uma nova vida´, orienta os servidores sobre os principais sintomas causados pelo álcool, conseqüências e, principalmente, onde procurar ajuda. “Nas reuniões trabalharemos em cima da cartilha; servirá como apoio didático”, informa Sônia, sobre as reuniões que acontece todas as quintas-feiras, na escolinha da sede da Emsurb (Parque da Sementeira).

Para o gari José dos Passos, a cartilha é muito informativa. “Não sabia que o álcool causava tudo isso. Vou levar para casa e mostrar para toda a família”, comenta.

Grupo Força e Vontade

O grupo de apoio ´Força e Vontade´ foi criado em 18 de julho de 2002, com o intuito de diminuir o número de dependentes de álcool na Emsurb, através de uma sensibilização visando encaminhamento posterior a irmandade de Alcoólicos Anônimos (AA) ou grupos semelhantes. Além de diminuir o número de dependentes de álcool, o propósito também é o de elevar a auto-estima, fazendo com que essas pessoas participem de outras atividades promovidas pela empresa.

O presidente da Emsurb, Moacir Santana, reforça a idéia do bem-estar e interação social. “A interação social é de suma importância para a vida; o bem-estar é prioridade na Prefeitura Municipal. Com o grupo, observamos resultados relevantes na melhoria dos serviços”, informa.

O ´Força e Vontade´ surgiu depois de observar os constantes conflitos entre trabalhadores e chefias ou colegas de trabalho, um considerável aumento no número de absenteísmo e os iminentes riscos de acidentes de trabalho com funcionários trabalhando alcoolizados.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.