[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com a 4ª Conferência Regional de Meio Ambiente sobre os Resíduos Sólidos do Território da Grande Aracaju, realizada na manhã dessa sexta-feira, 16, na cidade de Laranjeiras, município sede do Consórcio Público de Saneamento Básico da região da Grande Aracaju, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, encerra as Conferências Regionais de Sergipe.

No período de 13 a 15 deste mês, foram realizadas as Conferências Regionais de Meio Ambiente dos territórios Sul e Centro Sul, Agreste Central e Baixo São Francisco Sergipano.Conforme aconteceu nas demais conferências, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes Silva, ressaltou o papel do Catador e da Educação Ambiental diante de todo o processo da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

“O envolvimento da sociedade, no contexto dessa gestão inovadora a qual se propõe a PNRS, compreende uma diversidade de públicos e agentes de toda a cadeia, em especial o catador de material reciclado, que deve ser visto como ator relevante nas ações de informação e educação ambiental. O consumidor tem uma nova responsabilidade com a PNRS, ele também é sujeito prioritário da educação ambiental, da mesma forma que os segmentos produtivos, que devem incorporar progressivamente a sustentabilidade aos processos de produção”, analisa Genival.

Conferências em SE

As Conferências de Meio Ambiente que aconteceram em Sergipe durante os meses de fevereiro a agosto desse ano, contaram com a participação do coordenador Nacional da 4ª Conferência de Meio Ambiente, Geraldo Abreu e do mobilizador do Ministério do Meio Ambiente para as Conferências, Márcio Lima Renauro.

As discussões sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos foram norteadas mediante quatro eixos: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Emprego e Renda; e Educação Ambiental. Como resultado desses debates, cerca de 1400 propostas foram levantadas pela população (delegados) durante realização das conferências em Sergipe.

Sistematizadas, as propostas levantadas durante a realização das duas etapas das conferências, as Municipais e as Regionais, serão mais uma vez discutidas e apresentadas durante a realização da 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente de Sergipe, cenário que irá contar com a participação de prefeitos e em especial, dos delegados eleitos para representar o Estado de Sergipe durante a realização das 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente: Resíduos Sólidos, a qual ocorrerá em Brasília, no período de 24 a 27 de outubro.

A 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente de Sergipe sobre os Resíduos Sólidos irá ocorrer nos dias 2 e 3 de setembro desse ano, no Centro de Convenções de Sergipe.

Parceria

Para a realização das conferências, além da Comissão Organizadora Estadual (COE), o Governo de Sergipe contou com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, do Ibama, da Petrobrás, da Caixa Econômica, do Banco do Brasil, do Instituto Banese, do Museu da Gente Sergipana e do Sebrae.

 

 

 

 

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.