[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Foi realizada na última segunda-feira, 4, na Secretaria de Desenvolvimento e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), uma reunião entre representantes do Governo de Sergipe e executivos do Grupo Almaviva – multinacional da Tecnologia da Informação (TI), com sede na Itália. O encontro, promovido e mediado pelo secretário Saumíneo Nascimento, buscou trocar informações e alternativas de sistemas que facilitem a comunicação entre órgãos e instituições da administração Estadual.

Fundada há 30 anos, a Almaviva – The Italian Innovation Company – é um grupo empresarial que aglutina sete empresas em 12 cidades da Itália e mais três sedes no exterior: China, Tunísia e Brasil, onde se instalou em 2006 com matriz em Belo Horizonte e sede comercial em São Paulo. Com liderança consolidada na Itália, a atuação do grupo compreende a área de Soluções para Tecnologia da Informação (TI) e serviços para CRM 3.0, Big Data, Cloud, entre outros sistemas.

Os clientes assistidos pela empresa vão do setor privado à Administração Pública, incluindo grandes instituições locais e internacionais da Indústria, Transporte e Logística, Agricultura, Telecomunicações, Bancos e Seguros, Territórios, dentro outros setores.
 
O encontro proporcionou uma discussão sobre novas ideias para o desenvolvimento tecnológico e que agregam ações em nível de Governo. “A intenção do grupo foi de fazer uma breve explanação, ter a oportunidade de interagir e conhecer mais o nosso Estado. Com o Almaviva já instalado no Estado, teremos uma facilidade em agregar a experiência do Grupo para o desenvolvimento de Sergipe na área da tecnologia e inovação, transformando o Estado é uma referência para o Brasil”, conta o secretário Saumíneo.

Pela comitiva da empresa italiana, mediada pelo diretor da unidade brasileira Giulio Salomoni, estiveram presentes o administrador-delegado e acionista internacional da Almaviva Marco Tripi, o diretor-geral Antonio Amati e demais executivos. Tripi ressaltou a relevância da proposta da empresa para o Estado, exposta na reunião.
 
 “Queremos trazer todas as nossas competências no ramo de tecnologia, que já temos na Itália, para acrescentar aqui em Sergipe e no Brasil inteiro. São novas tecnologias, novos postos de trabalho e também contribuir com inovação para este Estado”, afirmou.

Oportunidades

Na visão da secretária de Estado da Inclusão, Assistência Social e de Desenvolvimento Social Eliane Aquino, a presença e ideias de empresas de experiência internacional como a Almaviva aprimora ainda mais a inovação da tecnologia em Sergipe.

“Em primeiro lugar é uma nova linguagem que eles estão propondo, o treinamento, principalmente, do nosso público sergipano para assumir como mão de obra, e isso chama novos investidores para Sergipe. Quando outros grupos verem o trabalho que é desenvolvido no Estado, com certeza também terão vontade de virem se instalar, e esse é o nosso maior objetivo: trazer cada vez mais tecnologia, boas empresas, novas informações, para que absorvam o nosso público sergipano e, principalmente, dê mercado de trabalho e qualificação dos estudos”, ressalta Eliane.

Já o secretário da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, José Macedo Sobral, demonstrou interesse em estudar compatibilidades com os projetos da empresa no setor agrícola – considerado um dos grandes programas de metodologia, contorno e sistematização da agricultura italiana – e reiterou a importância do encontro.

“O material apresentado é muito interessante. Precisamos estudar e ver de que forma podemos compatibilizar isso para facilitar a vida da agricultura, criando mecanismo mais eficiente de controle, de investimento baseado num diagnóstico, que é exatamente o que nos oferece em tempo real. Então isso é muito importante para o Estado de Sergipe como difusor de tecnologias”.

Também participaram da reunião os secretários de Estado, Joélia Silva Santos, da Saúde (SES); o adjunto da Segurança Pública, João Batista; e representantes dos bancos do Brasil (BB), do Nordeste (BNB), da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Estado de Sergipe (Banese).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.