Governo leva cidadania ao interior com o ‘Sergipe de Todos’
Acostumaram a chamá-la de Maria Doralice dos Santos. A idade? Ela não sabe. Talvez, algo em torno de 65 anos. Maria Doralice acredita que nasceu em Nossa Senhora da Glória, já que reside no município desde criança. Como não conheceu os pais, sabe muito pouco sobre sua origem. Até esta sexta-feira, 28, Doralice não existia para o Estado. Aproveitou o ‘Sergipe de Todos’, que está sendo realizado em Nossa Senhora da Glória, para realizar um sonho, que nada mais é do que um direito seu: o de ter uma certidão de nascimento.
A partir do trabalho da Defensoria Pública do Estado de Sergipe, Doralice vai conseguir o documento. "É como se ela não existisse para o Estado. Como ela já é mãe e avô por duas vezes e o nome dela consta no documento da filha e dos netos, vamos dar entrada na certidão dela a partir desses indícios", explicou o defensor público geral, Elber Batalha.
A ação da Defensoria Pública faz parte do ‘Sergipe de Todos’, projeto realizado pelo Governo do Estado, com o apoio do Banese Card, e em parceria com órgãos federais, municipais e a iniciativa privada. O Sistema S (Fecomércio, Sesi, Senac, Sesc e Fies), a Prefeitura de Nossa Senhora da Glória, o Tribunal de Justiça de Sergipe, o Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra), o INSS e a empresa de telefonia Oi se uniram ao Governo do Estado para a realização do evento.
Diversos serviços, informação e muita cidadania estão sendo oferecidos. Carteiras de identidade, corte de cabelo, abertura de conta bancária, regularização fundiária de imóveis urbanos são apenas alguns do vários itens encontrados entre os 30 estandes localizados na Praça Prefeito Filemon Bezerra Lemos, no município de Nossa Senhora da Glória.
Coordenado pela primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, o ‘Sergipe de Todos’ é um projeto integrado entre diversas secretarias e órgãos do Governo de Sergipe e as entidades parceiras, e vai levar ao interior do Estado serviços, oficinas e, principalmente, informação
"Hoje, já tivemos casos de crianças que não tinham certidão de nascimento, de pessoas que recorreram ao INSS para dar entrada nas suas aposentadorias, de pessoas que vieram dar entrada no divórcio. O que queremos é mostrar o direito que essas pessoas têm, como e a quem elas devem procurar. O que estamos vendo aqui hoje são as pessoas procurando os serviços, vindo atrás das ações do Governo. Estamos cumprindo a marcar desta administração, que é interiorizar ações. Nós somos realmente um Governo de todos e para todos", disse a primeira-dama
Cidadania
O casal Isabel Alves e Amadeu Barbosa, que está junto há 43 anos, foi ao Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa renovar a carteira de identidade. "Minha carteira é de 1979. Agora, aproveitei para renovar. Aqui é bom porque é tudo de graça. A gente não paga nada", disse Isabel.
Bem mais nova, Itamara de Santana, 18 anos, aproveitou o ‘Sergipe de Todos’ para retirar a primeira via da carteira de identidade. "Para retirar a carteira de graça temos que ir a Itabaiana. Hoje foi uma ótima oportunidade", disse Itamara. Ela estava acompanhada do irmão Luis Fernando, que também foi usufruir dos serviços. Aos 21 anos, Luis ainda não tinha carteira de trabalho.
"Estou empregado e estavam me cobrando a carteira para poder assinar. Como eu não tinha, fiquei dando desculpas e dizendo que levava depois. Mas com o ‘Sergipe de Todos’, vou poder tirar minha carteira que logo será assinada", disse Fernando.
O aposentado Benildes Alves, 61 anos, não poupou elogios ao projeto. "Aqui tem muita coisa que eu não sabia. Estou visitando todas as bancas para poder aproveitar tudo. É muito bom. Isso já poderia ter sido inventado bem antes", disse Benildes em frente ao estande da Secretaria de Estado da Educação.
A criançada também está aproveitando. Entre gincanas, jogos e oficinas, elas vão se espalhando pela praça. As irmãs Milena, 9, e Manuela Lima, 11, saíram do colégio direto para a praça, onde participavam da oficina de confecção de boneco em gesso. "Eu estou achando bom. Pelo menos, a gente pode brincar um pouco antes de ir para casa", disse a mais velha.
Neste sábado, 29, o ‘Sergipe de Todos’ dá continuidade aos serviços. O horário de atendimento será das 8h às 15h.
Veja os principais serviços e oficinas do ‘Sergipe de Todos’
Banese
Linhas de crédito
Adesão ao Ponto Banese
Banese Card
Abertura de contas no Banese
Agropecuária
Cadastro de adesão do garantia safra
Declaração de Aptidão do Agricultor – DAP
Declaração para aposentadoria rural junto ao INSS
Declaração de propriedade de terra para acesso aos créditos bancários
Declaração de cadastro de imóvel para o INCRA
Emissão de Guia de Trânsito Animal – GTA
Degustação de sucos alternativos e distribuição de receitas
Oficina de produção de cosméticos
Feira da agricultura familiar
Distribuição de mudas frutíferas
Segurança Pública
Emissão de carteiras de identidade
Troca da Carteira de Identidade
Emissão de atestados de bons antecedentes
Justiça e Cidadania
Atendimento ao Público
Audiências Conciliatórias
Informações e orientações ao consumidor
Informações sobre
Censo previdenciário
Arranjos Produtivos Locais (APLs)
Formalização de Empresas
PSDI – Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
PBIC Júnior – Programa de distribuição de bolsas de estudos para alunos de ensino médio
Serviços de Metrologia
Emissão de Certidões Simplificadas
Constituição e alteração de Empresas Análise de amostra de solos e água (poços artesianos)
Planejamento Participativo
Programa Casa Nova, Vida Nova
Crédito Fundiário
Campanha de combate à violência e à exploração sexual da criança e do adolescente
Cadastro de Artesãos
Campanha de informação sobre os direitos da pessoa vivendo com deficiência
Orientação para encaminhamentos para o BPC
Serviços e informações do DETRAN (ouvidoria e Consultas de serviços)
Informações sobre Passe Livre
Divulgação do Portal da Transparência
Oficinas
Oficina de uso do Fogão Solar
Oficinas de Segurança alimentar e nutricional
Oficina de Rádio
Palestra sobre Alimentação Saudável
INSS
Agência Móvel do INSS
Fecomércio/Senac/Sesc
Corte de Cabelo
Tribunal de Justiça
Emissão de Certidão de Nascimento
Incra
Cadastro e emissão do certificado de imóveis rurais
- Governo leva cidadania ao interior com o ‘Sergipe de Todos’ – O casal Amadeu Barbosa e Isabel Alves com as novas carteiras de identidade / Foto: César de Oliveira/ASN