[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Promover a educação ambiental de diversos segmentos da comunidade escolar. Este é o objetivo Projeto de Educação Ambiental lançado na manhã desta sexta-feira, 8, no Colégio Estadual Senador José Alves do Nascimento. O programa Secretaria de Estado da Educação (Seed), o Ministério Público (MP), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

O evento foi aberto pelo representante do Ministério Público, o promotor Emerson Oliveira Andrade, que discorreu sobre a importância da natureza para o desenvolvimento social. Ele destacou ainda que os diversos problemas sócio-econômicos vigentes na área prejudicam o bom desempenho da natureza e do próprio homem, sendo necessário desenvolver ações que efetivem a preservação ambiental.

A diretora do Colégio José Alves, Juciene Maria de Jesus, agradeceu às instituições por implementarem o projeto na escola que gerencia, pelo fato de existir a necessidade de envolver a comunidade em práticas voltadas para a conscientização da preservação do meio ambiente.

Depois da exibição do vídeo ‘Nação Lascada’, sobre a vida do artesão sergipano Véio, aconteceu a palestra da educadora ambiental do IBAMA, Maria Conceição Santos. Elae tratou sobre ‘Meio Ambiente, Ética e Cidadania’.  A professora iniciou com os conceitos centrais dessa problemática e aos poucos foi apontando os desdobramentos da questão.  

Entusiasmo

A técnica do Núcleo da Educação, da Diversidade e da Cidadania (NEDIC) do Departamento de Educação da Seed, Maricelma Gouveia, compareceu ao evento. Ela apontou a necessidade de uma ação conjunta da Secretaria de Educação com os demais órgãos que lidam com esse problema.

"Esta é uma ação voltada para a intersetorialidade, onde cada órgão colabora com medidas específicas. A sensibilização e a implantação de um projeto piloto sobre a educação ambiental no bairro Coqueiral e na Escola Estadual José Alves do Nascimento, é fundamental para desenvolveremos uma série de estratégias como, oficinas, seminários, painéis, feiras culturais, entre outras medidas", ressaltou.

A professora do Alfa e Beto do Colégio José Alves, Lívia Gomes, disse que "é essencial trabalhar com a questão da educação ambiental na escola, principalmente com estudantes que estão em defasagem idade e série".

A estudante Lívia Vieira Ferreira, 9, da 3ª série do ensino fundamental, também já tem opinião formada quando o assunto é meio ambiente. "Caso o homem destrua o meio ambiente, a natureza vai ficar triste".

Já Shirley dos Santos, 10, disse estar entusiasmada com o que aprendeu e já repasse os ensinamentos. "Se a natureza acabar o homem morre", disse a menina.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.