[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Estudantes do Estado tiveram uma boa notícia durante a solenidade de abertura da I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada na noite de segunda-feira, 3, no Centro de Convenções de Sergipe. O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, assinou o primeiro edital desse ano da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec/SE) que concede bolsas de mestrado e doutorado aos estudantes sergipanos. No total, serão concedidas 38 bolsas de mestrado e oito de doutorado com recursos do Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec).

Representando o governador Marcelo Déda no evento, Jorge Santana reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a área de Ciência, Tecnologia e Inovação em Sergipe. "Tratada como política pública prioritária, desde o início da atual administração, várias ações foram realizadas, a exemplo da reativação da Fapitec, que voltou a operar com o lançamento de vários editais de pesquisa, a captação de recursos para a construção da sede própria do Parque Tecnológico, que em breve será erguida anexa ao Campus da Universidade Federal de Sergipe em São Cristóvão, e uma soma de 250 contratos entre bolsas de  iniciação científica e apoio à pesquisa lançados nesse período", afirmou.

Segundo o secretário, essa pode ser considerada a Semana da Ciência e Tecnologia de Sergipe. "As ações foram iniciadas com a realização do Fórum Regional do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação, na segunda, continuando com a Conferência que acontece nesta terça, sendo que na quarta será realizado encontro do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa", disse ele. No fim de semana, as ações culminam com a discussão da concessão de bolsas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com a presença de um de seus dirigentes.

Durante a abertura dos trabalhos da Conferência, o diretor-presidente da Fapitec, Ricardo Santana, explicou sobre a forma como serão conduzidas as discussões, discriminando os assuntos a serem discutidos durante o evento, através dos grupos temáticos: Inovação e Desenvolvimento; Inclusão Social; Áreas de Interesse Nacional, Regional e Local; Ciências Básicas; Cooperação e Comunicação; e Gestão e Regulamentação.

"Através dessas discussões esperamos consolidar o modelo colaborativo de atuação do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação, a fim de elaborar a política da área, orientando as ações nas áreas prioritárias para o desenvolvimento do Estado", disse durante sua apresentação ao observar a participação do setor produtivo, órgãos de governo e instituições vinculadas à pesquisa em Sergipe, e ao destacar como objetivo do evento colher diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Estadual de CT&I pelo Concit.

Comunidade beneficiada

Para o pró-reitor pós-graduação e pesquisa da Universidade Tiradentes (Unit), Temisson José dos Santos, a iniciativa da Sedetec e Fapitec ressalta o trabalho inovador realizado pelo governo e tão esperado pela comunidade científica. "Parabenizamos pela iniciativa observando que o cenário da Ciência, Tecnologia e Inovação em Sergipe precisa ser amplificado e ter uma repercussão maior em âmbito nacional. Esperamos sair dessa conferência com um conjunto de propostas e diretrizes que possam transformar esse cenário no Estado", ressaltou.

De acordo com o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Josué Modesto dos Passos Subrinho, preocupa o fato do Estado ter ficado tanto tempo à margem do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação. "Há uma expectativa muito grande de toda a sociedade pela ação do Governo como formulador de uma política pública específica para a área e essa Conferência confirma a decisão estratégica do Governo do Estado em colocar Sergipe novamente nesse caminho", enfatizou.

Dirigentes de instituições de ensino e pesquisa, lideranças empresariais, pesquisadores e estudantes de pós-graduação participaram da solenidade, que contou ainda com a presença dos secretários de Estado de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Alagoas, Bahia, Ceará e Paraíba, que participaram, em Sergipe, do Fórum Regional do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti).

"Todos nós estamos engajados na realização dessas iniciativas em nossos Estados a fim de promover um enraizamento dessa agenda de Ciência, Tecnologia e Inovação, que muitas vezes fica à mercê de decisões políticas. O momento é de avançarmos e fazer com que a sociedade entenda a política para a área como uma coisa atingível e ao alcance de todos", disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, Aristides Monteiro, diretor regional do Consecti.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.