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“A nossa escola está linda e os alunos chegam mais empolgados. Agora temos sala de vídeo, biblioteca, laboratório de informática, sala de professores e até rampas de acessibilidade e banheiros adaptados”. A afirmação é da pedagoga Izabel da Hora, que leciona na Escola Estadual Cecinha Melo Costa desde 2004, ao discorrer sobre os benefícios que a reforma da unidade trouxe para a comunidade escolar.

No Cecinha, os professores e mais 250 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental comemoram a nova fase com a entrega da reforma em setembro de 2010 pelo secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas. Localizada no conjunto Marcos Freire II, município de Nossa Senhora do Socorro, a escola recebeu investimentos de R$ 516.723,68.

A professora da turma do Se Liga, Gildete Marcelino, também está bastante satisfeita com os resultados da reforma, e os benefícios já são percebidos após seis meses de entrega da obra. Na turma de Gildete estudam 21 alunos com idade que varia entre oito a 10 anos. Eles fazem parte de um programa implantado em parceria com o Instituto Ayrton Senna e que prevê corrigir a distorção idade/série.

Investimentos

As escolas da rede pública estadual, beneficiadas pelo Governo de Sergipe com obras de reforma e ampliação, passam a oferecer uma nova realidade a alunos, educadores e funcionários. Das 87 unidades de ensino que serão reformadas, 57 já tiveram suas obras totalmente concluídas e entregues à comunidade, cujos investimentos chegaram a mais de R$ 46 milhões. Nessas escolas, os alunos já usufruem de salas de informática, leitura e vídeo, biblioteca, áreas de lazer e de esporte, elevador e ambientes adaptados criados para atender a alunos com necessidades educacionais especiais.

No total das 87 escolas que vão ser reformadas, serão investidos R$ 91.185.700,28, sendo R$ 73.835.179,63 do governo estadual e R$ 17.350.520,65 oriundos de parceria com o governo federal, por meio do Programa de Ações Articuladas (PAR). Desta parceria, R$ 12.486.517,56 virão do PAR e R$ 4.864.003,00 do Governo do Estado. Além da reforma realizada nas 57 escolas, mais 26 unidades de ensino se encontram com obras em andamento, cujos investimentos chegam a mais de R$ 26 milhões e 18 aguardam conclusão de projeto licitatório.

Nova fase

Também está comemorando a nova fase do Cecinha Melo a turminha do 1º ano do turno da manhã. “Eles passaram a ter acesso à sala de vídeo e esta ação se tornou uma grande novidade”, registrou a professora da turma, Maria de Fátima Araújo.

De acordo com a professora, o espaço promove o aprendizado dos alunos com mais descontração. “Aqui a gente vê filme e depois a professora ensina. A gente brinca também. É muito bom”, disse a estudante Lindalva Caroline Santos, de 6 anos.

Escola-Modelo

Inaugurada no último dia 21 de março pelo governador Marcelo Déda, a reforma geral do Colégio Estadual Governador Djenal Tavares de Queiroz custou ao governo do estado R$ 1.780.029,94. A área construída é de 2.278 metros quadrados.

Com as 11 salas de aula reformadas, e atendendo neste ano letivo a mais de 800 alunos, a estrutura ofertada pelo Colégio Estadual Governador Djenal soma elogios e é vista como modelo pela própria comunidade escolar. Aplicação de piso de alta resistência, instalação de elevador, construção de piscina para alunos com necessidades educacionais especiais, auditório, cobertura na quadra de esporte, laboratórios e videoteca são algumas das novidades do novo prédio.

A professora de Educação Física, Amélia Ankiara Santos, que leciona aulas teóricas e práticas na instituição, comemora os novos tempos. “Tenho aqui neste prédio a estrutura de que precisava para ministrar minhas aulas, especialmente por conta da quadra de esportes, que ganhou piso e cobertura, e pela acessibilidade. Somos privilegiados”, comentou.

“A nova estrutura mudou completamente o aspecto da escola e disponibilizou ferramentas para que os professores possam dinamizar suas aulas”, acrescentou o professor de Matemática, Renato Leite. Ele enumerou como tais ferramentas a biblioteca e as salas de vídeo e de informática. Renato acrescentou dizendo que a reforma do Djenal Queiroz oferece aos membros da comunidade escolar uma estrutura diferenciada, podendo até ser comparada com a de algumas escolas da rede particular.

Orgulho da Escola

“Tenho muito orgulho da minha escola. Valeu a pena esperar pela reforma e reconstrução deste prédio”, disse o estudante do 2º ano do ensino médio, Felipe Moura, de 17 anos. Ele está no colégio há três anos e acompanhou ansioso a conclusão das obras, especialmente para ter acesso ao laboratório de informática e à piscina.

“A localização desta escola é muito boa. Tem ponto de ônibus bem perto e a cada minuto, o que facilita muito o acesso até aqui”, disse a estudante Emily Costa, de 16 anos, que reside no conjunto Santa Lúcia.

O Colégio Estadual Djenal Tavares de Queiroz fica localizado na rua Zaqueu Brandão, bairro São José. Durante a reforma, a escola funcionou em dois endereços: Rua Siriri e Avenida Ivo do Prado.

Preservação

Além de se preocupar com a estruturação dos prédios, a Secretaria de Estado da Educação prevê maior conscientização dos estudantes no sentido de preservação da unidade de ensino.
“A escola boa é aquela que o aluno tem prazer de frequentar. Mas não basta entregarmos o prédio recuperado; é necessário também lembrar aos próprios alunos que eles devem se organizar e cuidar do novo espaço que estão recebendo”. É o que tem ressaltado o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas.

No próprio Djenal Queiroz, por exemplo, ações mobilizam membros da equipe diretiva, professores e funcionários no sentido de conscientizar os estudantes para a importância da preservação do prédio da escola e dos equipamentos mobiliários.

“Colocamos avisos por toda parte, e no horário das aulas os professores lembram aos alunos o quanto foi importante essa conquista. Acredito que eles estão conscientes e que vão cuidar muito bem da escola”, disse a secretária da unidade, Mary Rose Santos Oliveira.

Ainda de acordo com a secretária do Djenal Queiroz, a direção do colégio promoverá na próxima semana uma reunião com os pais dos alunos. O objetivo, segundo Mary Rose, é mobilizar também os familiares dos estudantes no sentindo de propagar a importância da preservação do prédio escolar.

Obras em conclusão

As obras de reforma em fase de conclusão estão sendo executadas nas seguintes unidades de ensino: Arabela Ribeiro (Estância); Francisco Souza Porto (Aracaju); Gilberto Freire (Nossa Senhora do Socorro); Nilson Socorro (Nossa Senhora doSocorro); Jucelino Kubitscheck (Nossa Senhora do Socorro); Teotonio Alves (Poço Redondo); Hélio Wanderley (Itaporanga d´Ajuda); Cícero Bezerra (Nossa Senhora da Glória); Professora Josefa Marques (Poço Redondo); Espiridião Monteiro (Santo Amaro das Brotas); Escola Rural do Calumby (Nossa Senhora do Socorro); Poeta João Freire Ribeiro (Nossa Senhora do Socorro) e Otávio Bezerra (Japoatã).

Estão em andamento ainda as obras de reforma dos seguintes colégios: Jornalista Paulo Costa; 24 de Outubro; 17 de Março e a quadra do Colégio Santos Dumont, na capital; Rogaciano Magno Leão Brasil, em Santo Amaro das Brotas; João do Melo Prado, em Divina Pastora; Luiz Garcia, em Brejo Grande; Senador Rollemberg Leite, em Japaratuba; Epifhâneo Dórea e Sebastião Fonseca, em Poço Verde; Caldas Júnior, em Neópolis; Castelo Branco, em Aracaju, e Abelardo Romero, em Lagarto.

Das unidades de ensino indicadas para serem recuperadas por meio de convênio com o PAR estão: Antônio Sobral (Propriá); Rodrigues Dórea, Maria do Carmo Alves, Augusto Ferraz, Manoel Dionísio, Augusto Franco, Manoel Luiz, Olavo Bilac, 17 de Março, 8 de Julho e 11 de Agosto (Aracaju); Walter Franco (Estância); José André Santana (Simão Dias); Pedro Diniz Gonçalves (Areia Branca); Cônego Filadelfo Oliveira (Laranjeiras); Coelho e Campos (Capela); Armindo Guaraná (São Cristóvão) e José Freire Costa Pinto (Nossa Senhora do Socorro).

A Secretaria de Estado da Educação já encaminhou à Cehop solicitação para o início de processo licitatório da reforma e ampliação das escolas Augusto Ferraz, 11 de Agosto, Maria do Carmo Alves, Walter Franco e Augusto Franco. A escolha dessas escolas atende ao critério da ordem de prioridade definido pela equipe de engenharia da Seed.

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