[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, assinou na manhã desta sexta-feira, 28, um convênio com o Instituto de Psicologia e Controle do Estresse Marilda Emmanuel Novaes Lipp para prestação de serviços de implantação de Programa de Prevenção e Gerenciamento de Estresse destinado aos servidores da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Técnica, Corpo de Bombeiros e demais agentes da segurança pública. O convênio tem duração de sete meses e serão investidos R$ 742 mil.    

A assinatura do contrato visa à necessidade de aperfeiçoamento no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), das ações relacionadas à qualidade de vida dos profissionais de segurança pública, bem como os princípios e metas do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Em especial, há uma preocupação referente à necessidade de valorização das instituições de segurança pública e de seus profissionais, requalificando-os, de forma a reduzir os riscos de morte e adoecimento no desempenho de suas funções.

”O nosso trabalho tem como objetivo primordial identificar o nível de estresse dos servidores da SSP e as suas causas. Todo o trabalho a ser implantado é baseado em levantamentos científicos já implantados com grande sucesso em secretarias de segurança públicas de outros estados. Será divulgado durante as ações um relatório global apontando alternativas de mudanças no dia-a-dia de trabalho dos profissionais. Os gestores das instituições participarão de palestras, onde será exposto o processo de avaliação”, disse a diretora do Instituto, Marilda Novaes.

Este Programa tem como objetivo criar, no Estado de Sergipe, um Núcleo Integrado de Estudos, Prevenção e Gerenciamento do Estresse, que atuará de maneira participativa e envolvente na prevenção e manejo de estresse dos Servidores da Segurança Pública. O Núcleo deverá investigar os fatores ocupacionais geradores de estresse, propor intervenções no ambiente de trabalho e oferecer apoio aos profissionais no manejo do estresse.

Segundo Iolanda Aragão, diretora do Centro de Apoio Psicossocial (Ciaps), a ideia também é oportunizar melhores condições emocionais para o enfrentamento das situações de trabalho, tornando-os menos vulneráveis aos problemas relacionados à pressão profissional e aos riscos constantes inerentes às suas atividades. O objetivo também é gerar uma maior qualificação desses profissionais, favorecendo a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade.

Iolanda ainda diz que a iniciativa depende da colaboração dos parceiros. “Esse convênio necessita do trabalho de parceria entre todas as instituições que compõem a SSP e para isso necessitamos de um canal aberto com os parceiros para que o trabalho seja realizado a contento. Já estamos agilizando um encontro com os gestores para repassarmos como as ações serão implementadas”, comentou Iolanda.

Para o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Nailson Santos, a parceria será de extrema importância para elaboração de políticas de qualidade de vida da tropa. “A preocupação com o servidor é super importante, pois não adianta investimentos em tecnologia e equipamento se a saúde dos nossos bombeiros não estiver em ordem. É fundamental esse convênio, pois vai dar um retorno pra que nós possamos constatar como anda o estresse físico e emocional da nossa tropa para que possamos assim determinar políticas de melhoria de qualidade de vida para nossos militares”, salientou Nailson.

Além do secretário João Eloy, da diretora do instituto, Marilda Novaes, do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Nailson Santos e da diretora do Ciaps, Iolanda Aragão, participaram, também, da reunião de assinatura do convênio o secretário-adjunto, coronel Aelson Resende, o superintendente da Polícia Civil, João Batista Santos Júnior, o diretor do departamento administrativo e financeiro da SSP, delegado Jocélio Froes, o coronel da Polícia Militar, Genário dos Santos João, que na oportunidade representou o comandante da PM, José Carlos Pedroso e o diretor da Academia de Polícia Civil (Acadepol), delegado Abelardo Inácio.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.