[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o apoio de recursos federais, o Governo de Sergipe fortalece os investimentos na área de modernização e reaparelhamento de segmentos das polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros Militar. A idéia é proporcionar equipamentos mais adequados para o desenvolvimento das atividades nas Delegacias e unidades especializadas da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, a exemplo do Batalhão de Choque e Grupamento Marítimo.  

Os investimentos de R$ 782.768,59, sendo R$ 78.276,86 por parte do Governo do Estado, foram anunciados pelo governador Marcelo Déda na cerimônia que marcou a inauguração do novo quartel do Batalhão de Choque. Segundo o secretário de Segurança Pública, Kércio Silva Pinto, foi constatada desde o início do ano a precariedade de alguns serviços prestados por unidades da SSP, sobretudo em virtude do baixo número de equipamentos disponíveis pelas as polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros. "Essa carência traz um prejuízo no serviço prestado e desmotiva os servidores", analisou Kércio.

O projeto tem três metas. Inicialmente, segundo o governador Marcelo Déda, o objetivo é adquirir equipamentos para as Delegacias de Polícia Civil, com o intuito de promover um melhor aproveitamento dos espaços físicos e a modernização de equipamentos, aumentando a eficiência dos serviços prestados pelos servidores nas unidades policiais.

A segunda meta é adquirir equipamentos especiais para a reestruturação do Batalhão de Choque, com o intuito de possibilitar que os militares desta unidade especializada da PM tenham condições para atuar em diversas atividades específicas do Batalhão, a exemplo do policiamento em estádios de futebol e outras praças esportivas, o adestramento e emprego de cães para o policiamento, ações de distúrbios civis, como rebeliões em presídios, desocupação de terras e reintegração de posse de imóveis, além da guarda e escolta de presos de alta periculosidade.

O terceiro estágio é a aquisição de equipamentos para o Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros (Gmar). Só no verão passado, o Gmar registrou nas praias de Aracaju, 72 afogamentos. Para isso, o convênio firmado entre o Governo do Estado com a Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp) pretende diminuir os índices de afogamentos munindo os salva-vidas com máscaras de mergulho, bússolas, luvas adequadas para mergulho, cronômetros, bóias prendedores de snockers [utilizado para a respiração durante o mergulho superficial], macacões de mergulho com botas acopladas, pára-quedas para reflutuação e outros equipamentos.

Os resultados esperados com os investimentos são delegacias melhor estruturadas para o trabalho policial e atendimento ao público, unidades da PM bem equipadas para o desenvolvimento de atividades específicas e o Grupamento Marítimo com materiais adequados para desenvolver os trabalhos preventivos nas praias de Aracaju. 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.