[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Assembléia Legislativa de Sergipe aprovou na última quinta-feira, 10, o Projeto de Lei de autoria do Governo do Estado, em que institui os Centros Experimentais de Ensino Médio (CEEM) na estrutura das escolas públicas estaduais. Vinculados à Secretaria de Estado da Educação (Seed), os centros foram idealizados para possibilitar a concepção, o planejamento e a execução de um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão direcionados à melhoria da qualidade do ensino médio público no âmbito da rede estadual.

Os centros funcionarão nos colégios Atheneu Sergipense, Marco Maciel e Vitória de Santa Maria, todos em Aracaju. O projeto de implantação dos CEEMs substitui a lei complementar nº 114, de 21 de dezembro de 2005, que possibilitou a implantação dos centros de excelência.  

Conforme o projeto de lei, os alunos terão uma carga horária diferenciada, já que haverá ampliação do número de aulas de todas as disciplinas regulares. Todos terão acesso a aulas de informática, espanhol e, ainda, participarão de atividades culturais, permanecendo durante os dois turnos na escola, acompanhados de seus professores. A carga horária dos professores será de 40 horas semanais.

O projeto do Governo estabelece ainda que os centros experimentais do Ensino Médio vão estimular o desenvolvimento de estratégias educacionais voltadas para a questão do protagonismo juvenil e incentivar a formação continuada dos educadores e dos demais servidores participantes.
   
Valorização

O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, afirmou que com a criação dos CEEMs, o Governo vai fortalecer sua política de valorização do ensino público ao estimular e apoiar a produção didático-pedagógica dos professores do centro e utilizar a avaliação como instrumento de melhoria do processo ensino-aprendizagem e da gestão escolar.

“Ao longo dos anos, este governo tem buscado alternativas para garantir uma educação e um ensino de qualidade nas escolas públicas, seja através da implementação de medidas visando à melhoria salarial dos trabalhadores em educação, seja através da criação e melhor aparelhamento de unidades educacionais distribuídas por todo o estado”, ressaltou o professor Lima.

 “Este projeto de lei trará consideráveis avanços ao sistema educacional de Sergipe, uma vez que permitirá aos alunos a possibilidade de dedicação, em tempo integral, às atividades relacionadas ao estudo”, reforçou o secretário da educação.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.