[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Em comemoração ao mês das crianças, o Governo do Estado, em parceria com a RD produções, proporcionou a centenas de crianças de comunidades de baixa renda uma tarde de entretenimento e cultura com a apresentação gratuita da peça ‘Cocoricó, Uma Aventura No Teatro’. A iniciativa aconteceu nesta segunda-feira, 3, no Teatro Tobias Barreto (TTB).

Luana Silva de Santana, de 8 anos, aluna da Escola Municipal Artur Bispo do Rosário, que pela segunda vez vai ao teatro pela instituição de ensino. “Gosto de teatro porque acho os personagens engraçados. Da peça Cocoricó os meus personagens preferidos são as galinhas”, revelou. 

A secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, destacou que a felicidade estampada nos rostos da garotada é a principal recompensa em apoiar iniciativas como esta. “O objetivo do Governo do Estado é que nossas crianças sejam felizes. E iniciativas como esta são extremamente positivas, basta olhar para os rostinhos deles iluminados pela cultura que uma visita ao teatro proporciona”, ressaltou.

Os produtores da RD Produções, Ricardo Douglas e Mércia Barreto, relataram que, sempre que possível, buscam parcerias com o poder público para oferecer acesso gratuito aos espetáculos que trazem para Sergipe.

“A partir daí, conversamos com representantes do Governo do Estado e a direção do teatro para conseguirmos o espaço. A gente entende que é uma oportunidade única para essas crianças assistirem ao espetáculo de forma gratuita”, explicou o produtor Ricardo Douglas. De acordo com ele, o acesso gratuito a outros grandes musicais como ‘Pinóquio’ e ‘O Mágico de OZ’ também já foi ofertado a crianças de comunidades mais de baixa renda de Sergipe.

Rita Ferradaes, da produção nacional do Cocoricó, parabenizou o Governo por oferecer uma tarde diferente às crianças carentes e avaliou que os outros estados deveriam seguir o modelo de Sergipe. “Acho fantástica essa iniciativa e penso que em todo o Brasil deveria haver uma sessão gratuita e outra para pagantes”.

A professora do Pré-Escolar Ana Luiza Mesquita Rocha, Maria Margarida de Jesus Santos, que juntamente com suas colegas trouxeram mais de 50 alunos, relatou que dar acesso ao teatro a todas as crianças, independente da classe social, é uma excelente maneira de estimular um melhor aprendizado. “A peça teatral leva cultura e conhecimento a nossas crianças”.

Andreza Almeida, voluntária da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos), parabenizou o Governo do Estado por proporcionar a garotada um presente antecipado ao Dia das Crianças. “Quando soube que o Governo iria proporcionar o espetáculo para as crianças carentes, entrei em contato com o gabinete da secretária Eliane Aquino para ver como poderia levar as nossas crianças. Essa foi uma oportunidade de proporcionar as crianças um dia diferente”.

Acompanhada da tia Andreza, Laysa Beatriz dos Santos, de 8 anos, da Avosos, não piscou um segundo os olhos admirando seus personagens preferidos. “Tenho o DVD do Cocoricó. Hoje não poderia perder a oportunidade de assistir a peça”, comemorou a garota.

Cocoricó

A peça ‘Cocoricó, Uma Aventura No Teatro’ mantém personagens e vozes originais do programa infantil já conhecido dos pequenos. Desta vez, a aventura começa quando um objeto estranho é visto nos ares de Cocoricolândia.

Na tentativa de descobrir exatamente o que anda sobrevoando a fazenda, a turma se envolve numa aventura que prega o respeito às diferenças e à solidariedade. A adaptação do enredo à linguagem teatral é feita por Fernando Gomes, confeccionador de todos bonecos do programa e manipulador do Júlio. Essa adequação permite que os personagens caminhem pelo palco sem perder a magia vivida no programa da TV Cultura.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.