[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã desta sexta-feira, 21, o Governo do Estado, a Prefeitura de Laranjeiras e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Sergipe (IPHAN/SE) entregaram à população laranjeirense a restauração de três importantes obras no município. Foram elas: a restauração do forro da Igreja Nossa Senhora da Conceição dos Pardos (Igreja do Galo), do Centro de Comercialização Prefeito José Monteiro Sobral, a antiga carpintaria da cidade, e a restauração do restaurante e da Secretaria Municipal de Assistência Social, ambos localizados no antigo Casarão dos Rollemberg.

As reformas fizeram parte do programa Monumenta, do Ministério da Cultura (MinC), uma ação que procura conjugar recuperação e preservação do patrimônio histórico com desenvolvimento econômico e social, que atua em diversas cidades históricas do país, protegidas pelo IPHAN. Em Sergipe, ele foi realizado nas cidades de Laranjeiras e São Cristóvão e foi responsável por obras como o Campus de Artes da UFS, Praça São Francisco, e muitos outros.

O vice-governador do Estado, Jackson Barreto, esteve presente na inauguração e destacou a competente gestão da prefeita Ione Sobral, que trabalhou para desenvolver a cidade de Laranjeiras.

“Ione Sobral é uma grande companheira, que eu não podia deixar de vir prestigiar nessas últimas inaugurações do seu mandato. Quando olho para Laranjeiras e vejo tudo de novo que essa cidade tem, vejo a marca de Ione Sobral. Esse Centro Comercial, a Universidade, o Centro de Turismo e muitas outras obras que contribuem para desenvolver esse município, são fruto de uma gestão competente e de muito trabalho dessa grande mulher”, destacou.

A secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, também esteve presente na inauguração e falou durante o seu discurso sobre a mudança que a cidade de Laranjeiras passou nos últimos anos, fruto da gestão da prefeita Ione Sobral.

“Essas obras são um esforço dos entes federal, estadual e municipal para a recuperação do patrimônio na cidade de Laranjeiras, e acredito que a participação da prefeita Ione Sobral foi fundamental. Para nós foi uma satisfação trabalhar ao lado dela, por isso, nada mais justo que prestar uma homenagem ao trabalho que ela desenvolveu nessa cidade ao longo desses anos”, frisou.

Eloisa destacou ainda a importância dessas obras para o desenvolvimento cultural e econômico da cidade de Laranjeiras. “Nós mudamos a face da cidade de Laranjeiras. Ela hoje é uma cidade universitária, com cursos que celebram e ensinam academicamente o fazer cultural, contribuindo para que a cultura seja vista não só como elemento caracterizador da nossa identidade, mas também pelo seu viés econômico e pela contribuição que pode e deve dar para o desenvolvimento da sociedade”, ressaltou.

A prefeita Ione Sobral, por sua vez, fez um discurso emocionado, agradecendo ao Governo do Estado, na pessoa do Governador Marcelo Déda e do vice-governador Jackson Barreto e ao ex-presidente Lula e a presidenta Dilma por todo o apoio recebido durante a sua gestão para desenvolver a cidade de Laranjeiras.

“O Monumenta foi fundamental para que pudéssemos restaurar importantes prédios de nossa cidade. Fruto de um trabalho feito em conjunto entre nós da prefeitura e dos Governos Federal e Estadual, que incessantemente contribuíram para o desenvolvimento da cidade de Laranjeiras nesses últimos anos”, disse a prefeita.

A cerimônia contou ainda com a presença do secretário de Estado da Agricultura, José Macedo Sobral, da presidente do IPHAN em Sergipe, Terezinha Oliva e do subsecretário de Patrimônio Histórico e Cultural, Luiz Alberto.

Sobre os monumentos

O Monumenta é um programa que atua através de parcerias entre os três entes do poder executivo – federal, estadual e municipal. Sendo assim, as prefeituras adquirem ou cedem os prédios que são restaurados, o Governo Estadual conduz e fiscaliza as obras e o Governo Federal financia. Foi assim que ocorreu em Laranjeiras. O Casarão dos Rolemberg e a antiga carpintaria são propriedade do poder municipal, e agora ganham importantes espaços para sua cidade.

Na antiga carpintaria foi implantado um centro comercial com 22 lojas, duas lanchonetes e quatro quiosques.

No Casarão dos Rolemberg a estrutura foi montada para receber um restaurante que irá contribuir ainda mais para a vida social de Laranjeiras. Já o ‘Sobrado ao lado’ – como é chamado o prédio que fica ao lado do casarão-, receberá as instalações da Secretaria Municipal de Assistência Social. Vale lembrar que as duas praças localizadas no entorno desses prédios também receberam melhorias através do programa do Governo Federal.

A utilização das salas do centro comercial foi disponibilizada por meio de licitação e toda a verba arrecadada pelos alugueis, será destinada a um Fundo de Preservação, que serve para continuar mantendo os espaços.

Além dessas obras em Laranjeiras o programa Monumenta já realizou outras ações nos Estado. Entre essas obras estão o Convento e Igreja de Santa Cruz, o Lar Imaculada Conceição, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, o Sobrado da Antiga Ouvidoria e o Museu Histórico do Estado de Sergipe, todos na cidade de São Cristóvão.

Também receberam benfeitorias do projeto, a Praça da Bandeira e fachada da Capela dos Capuchinhos, a Praça São Francisco, a Praça Senhor dos Passos (Largo do Carmo), a Ladeira de Epaminondas (Beco da Poesia)  Ladeira do Porto da Banca, Ladeira do Açougue, Beco do Amparo e Largo do Rosário.

Já na cidade de Laranjeiras receberam intervenções do Monumenta a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, o Quarteirão dos Trapiches, o Casarão de Oitão da Praça da República, a Praça Samuel de Oliveira, o Calçadão Getúlio Vargas, a Praça Cel. José de Faro, a Av. Municipal, a Praça Sagrado Coração de Jesus, a Praça da República e a Praça do Trapiche Santo Antônio, totalizando um investimento de mais de R$ 1 milhão.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.