[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), distribuiu nesta sexta-feira, 27, alimentos especiais para pacientes fenilcetonúricos do Hospital Universitário de Sergipe (HUS). A doação foi recomendada pelo Ministério Público do Estado.

Os alimentos foram doados para 28 pacientes fenilcetonúricas do estado de Sergipe atendidas pelo Serviço de Triagem Neonatal do HUS. Entre os alimentos oferecidos estão 80 quilos macarrão e 88 quilos decomposto especial à base de farinha de trigo com baixo teor de fenilalanina, um aminoácido presente em muitos alimentos, mas que não é recomendável na nutrição desses pacientes.

A nutricionista do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN) da Seides, Jamille Costa, destacou que a doação foi feita para a distribuição de quatro meses do alimento. “Como esse alimento é difícil de ser encontrado a Seides comprou os mantimentos para ser distribuído durante quatro meses para esses pacientes. Cada paciente recebe uma quantidade especifica de alimentos, a depender a prescrição do nutricionista”.

Os alimentos foram recebidos pela assistente social do Programa de Triagem Neonatal do HU, Poliana Sarmento. “A Fenilcetonúria é uma doença genética, metabólica. O paciente fica com restrição alimentar, sem poder comer aminoácido. Esse auxílio do Estado é fundamental para manter a qualidade de vidas dessas pessoas”, ressaltou a profissional, que garantiu que a partir da próxima semana os pacientes ou responsáveis serão chamados para receber o alimento.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.