[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, empossou na manhã desta quarta-feira, 5, 190 novos professores da rede estadual de ensino. Durante as boas-vindas, em solenidade realizada no Clube do Banese, em Aracaju, Marcelo Déda ressaltou o fortalecimento do vínculo através de concurso público, a interiorização do ensino e a melhoria da qualidade do magistério como avanços que estão sendo implementados pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). 

"A posse desses novos professores significa um reforço para garantir as aulas na rede estadual e o esforço do Governo de Sergipe para garantir cada vez mais a melhoria na qualidade de ensino no Estado, tendo como foco principal o aluno. Esse ato traduz também o nosso empenho em reduzir os contratos precários e fortalecer o vínculo do concurso. Isso valoriza o mérito de quem se prepara e entra na administração pelo seu valor e estudo, e não por troca de favores ou vínculo político", avaliou Marcelo Déda.

Esta é a última convocação do concurso para o magistério realizado em 2004 e que expira sua etapa de nomeação até o próximo 31 de março. Foram chamados 250 concursados, sendo que 190 aceitaram a nomeação. Em 2007, o Governo de Sergipe nomeou 108 professores.

Na solenidade, o governador também anunciou que, até o fim de março, mais 800 concursados serão empossados pelo Governo do Estado. "Ao longo de março também estaremos convocando para nomeação 21 defensores públicos, 100 bombeiros, 300 servidores administrativos para a Secretaria de Educação e 300 oficiais administrativos para a Secretaria de Administração. No total, serão aproximadamente 800 concursados que irão reforçar o quadro efetivo do Estado para melhorar a qualidade dos serviços prestados aos sergipanos", anunciou o governador.

Interiorização do ensino

Déda também anunciou a possibilidade de um novo concurso para suprir as vagas existentes nas áreas de Matemática, Física, Química e Inglês, disciplinas sem concursados para convocação apesar da grande demanda, principalmente nas escolas do interior.

"Para resolver essa questão, também disponibilizamos, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, 641 vagas no Programa de Qualificação dos Docentes para pedagogos da rede estadual nas licenciaturas de Física, Matemática, Química, Inglês e Espanhol", informou Déda.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, José Fernandes de Lima, o Governo de Sergipe está implementando outras ações dentro do projeto de interiorização para suprir a demanda de vagas para professores no interior, proveniente do alto índice de desistência após a convocação.

"Estamos avaliando a possibilidade de criar uma gratificação para os professores que assumirem vagas no interior do Estado No caso de municípios com deficiência no transporte, a SEED vai disponibilizar veículos para levar os professores para as escolas", afirmou o secretário de Estado da Educação, José Fernandes Lima.

Gestão Democrática

O projeto de gestão democrática também foi citado pelo governador como uma das prioridades dentro do PDE em 2008. "Vamos preparar o projeto de lei à Assembléia Legislativa com uma proposta de gestão democrática mista, que leve em consideração a despolitização da escola através do mérito do candidato à direção da escola, participação da comunidade e articulação com os princípios básicos da educação do Estado de Sergipe", explicou Déda, ao defender a escola como um espaço de formação cidadã, crítica e autônoma.

Além do rejuvenescimento do quadro docente, o secretário de Educação listou outros pontos do PDE que já estão sendo executados na busca pela melhoria da qualidade de ensino em Sergipe. "Este ano já fizemos a ampliação de mais de 15 escolas para o Ensino Médio, o Cadastro Único de Informação, que permite o acompanhamento de 130 mil estudantes e, na próxima semana, iniciaremos a alfabetização de mais de 2000 alunos da região Metropolitana de Aracaju, com a inclusão de 300 internos", informou José Fernandes de Lima.

Presenças

Participaram da solenidade a primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, os deputados estaduais Vanderlê Correia, Conceição Vieira e Adelson Barreto, o prefeito de Brejo Grande e presidente estadual do Fundeb, Carlos Augusto Ferreira, além dos diretores dos departamentos de educação no interior.

Também estiveram presentes os secretários de Estado da Administração, Jorge Alberto, do Meio Ambiente, Márcio Macedo, e o chefe do Gabinete Militar, tenente-coronel PM Carlos Augusto Lima Bispo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.