[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Durante esta semana, o Governo de Sergipe recebe representantes da Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC) para discutir os últimos detalhes do XXIV Congresso Brasileiro de Cartografia, que acontecerá no mês de maio na cidade de Aracaju. A primeira reunião foi realizada na última segunda-feira, 1, com a secretária de Estado do Planejamento Habitação e do Desenvolvimento Urbano (Seplan), Lúcia Falcón.

 Na pauta, foi discutido com o presidente da SBC, Paulo Trino, a programação especial que será voltada para alunos e professores da rede pública estadual. O evento será promovido no Hotel Parque dos Coqueiros entre os dias 16 e 20 de maio deste ano e contará com a participação de técnicos, professores, estudantes e profissionais na área da cartografia.

“O Estado de Sergipe trabalha com novos instrumentos de cartografia e por isso precisamos disseminar essas tecnologias no meio acadêmico”, disse Falcón, ressaltando que Sergipe é destaque no cenário nacional da Cartografia. “Temos trabalhos em órgãos da esfera federal – como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) -, municipal e estadual e, nos últimos anos, a Secretaria de Planejamento passou a executar trabalhos cartográficos que contribuem decisivamente na elaboração e execução das ações governamentais”, completou Lúcia.

Dentre esses trabalhos destaca-se a Nova Base Cartográfica de Sergipe, trabalho pioneiro no Brasil que mapeará 100% do território sergipano em escala 1:10.000 no sistema de referência SIRGAS 2000. Em paralelo, a Seplan também coordena as ações do Fórum Nordeste de Cartografia da Comissão Nacional da Cartografia (Concar).

Paulo Trino revela que a comunidade cartográfica terá uma dívida eterna com Sergipe. “Esse Governo realiza 24 anos depois o nosso sonho de projeto piloto para o Brasil. Com a Nova Base Cartográfica que o Estado está fazendo, Sergipe se torna espelho para o resto do país e durante o Congresso todos os técnicos vão poder avaliar a importância desse trabalho para o desenvolvimento do Estado”, diz Trino.

XXIV Congresso

Segundo o superintendente de Estudos e Pesquisas da Seplan, Marcos Castaneda, o evento abrangerá diversos setores do Governo e da sociedade. “Além dos utilizadores diretos e indiretos da cartografia, teremos a participação de atores fundamentais para o progresso de tão importante para ciência em nosso Estado, como os professores e alunos do ensino público”, ressalta o superintendente.

Marcos adianta que a Seplan conta diretamente com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed) para o envolvimento da rede estadual de ensino. “Essa foi uma solicitação da secretária Lúcia Falcón e tem o apoio da SBC. Por isso, dentro do congresso haverá uma programação exclusiva e gratuita para os professores com uma oficina de cartografia digital, que será ministrada por um professor da Universidade de São Paulo (USP). Os alunos de 7 a 14 anos da rede pública também irão poder participar de um concurso de cartografia” explica Marcos Castaneda.

A secretária adjunta de Educação, Hortência Araújo, informa que todas as Diretorias de Educação Regional (DER´S) estarão envolvidas. “Nós ficamos muito felizes com o convite e achamos de extrema importância que os nossos professores participem e se qualifiquem. Já acertamos também com a Seplan uma ação articulada para desenvolvermos essa capacitação durante todo ano”, frisa a secretária.  Hortência ainda avalia que o concurso para as crianças vai estimular a vontade de conhecer mais sobre o assunto.

Programação

Durante os quatro dias do Congresso, serão discutidos temas como Geoprocessamento e Cartografia, Cartografia Histórica, Geonímia do Brasil e Cartografia e Agricultura de Precisão. Serão ainda apresentados outros temas mais específicos como: cadastro técnico multifinalitário, divisão territorial brasileira, cartografia para crianças e escolares, entre outros.

De acordo com a gerente de informações geográficas e cartográficas da Seplan,  Flávia Moreira, a programação  estará dividida em temas especiais, que encabeçarão as discussões do Congresso:  nove mesas redondas, que tratarão de assuntos específicos da área da cartografia, além da realização do concurso de cartografia para crianças e a exposição dos trabalhos produzidos. “Em paralelo, acontecerá no salão de exposição uma feira em que parceiros e demais empresas na área da cartografia apresentarão seus produtos e poderão realizar negócios”, esclarece Flávia. 

O XXIV Congresso Brasileiro de Cartografia é uma realização da Sociedade Brasileira de Cartografia em parceria com a Seplan e a Quatrocantos Comunicação, e conta com o patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), Petrobrás e Engefoto.

O período de inscrições e valores serão divulgados em breve. Maiores informações sobre o evento também serão disponibilizadas em um hotsite.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.