[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo de Sergipe assinará no próximo dia 5 de agosto, no povoado Santana dos Frades, em Pacatuba, um convênio de cooperação técnica com a Embrapa para viabilizar ações cooperadas com vistas à união de esforços técnicos, materiais, administrativos e financeiros na execução do Projeto de Biofortificação de Sementes. Participarão dessa ação as secretarias de Estado da Educação, Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Agricultura e Saúde, bem como a Emdagro e a Universidade Federal de Sergipe (UFS). 

O trabalho de campo da Embrapa junto à SEED foi iniciado em junho passado e se propagará até outubro de 2008. As ações beneficiarão, de forma experimental, o povoado Santana dos Frades, e terão como ponto de apoio as escolas estaduais Padre Nestor Matieu e Nossa Senhora de Santana.

A escolha do local se deu após uma pesquisa realizada pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), onde foi verificado o alto índice de desnutrição entre a população. A localidade possui 94 famílias formando aproximadamente dois mil habitantes.

O trabalho consiste em produzir alimentos biofortificados visando o enriquecimento da dieta da população, avaliar o estado nutricional de crianças até cinco anos matriculadas em escolas da rede pública de ensino, caracterizar os hábitos e culturas alimentares da população estudada, identificar os principais alimentos e preparações consumidas na merenda escolar desta população, introduzir o consumo dos alimentos biofortificados na merenda escolar com as crianças e avaliar a segurança alimentar e nutricional das famílias da população estudada.

Os alimentos introduzidos nesta reeducação foram baseados na própria alimentação da população. A base alimentar da região consiste em mandioca e farinha de mandioca, feijão comum e feijão caupi, milho, batata doce, abóbora e o quiabo que, apesar de não fazer parte do projeto, é produzido na localidade.

Compete à Secretaria da Educação promover condições para a efetiva implementação das ações previstas no convênio. Estão sendo disponibilizados transporte, infra-estrutura e equipamentos como escola e cozinha para produção da merenda. A SEED também está assegurando a participação de nutricionistas, merendeiras, equipe diretiva e professores de seu próprio quadro, e da comunidade escolar formada por alunos e pais de alunos neste trabalho.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.