[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o objetivo de criar instrumentos que possibilitem comparar a evolução de culturas plantadas na forma cultivada pelo agricultor familiar no Território de Cidadania do Alto Sertão e na forma recomendada pela pesquisa, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) se uniu à Embrapa Tabuleiros Costeiros na implantação de seis Unidades de Experimentação.

As culturas e criações implantadas nessas Unidades foram definidas junto aos agricultores beneficiados pelo Programa Brasil sem Miséria e assistidos pela Emdagro, em Oficinas realizadas nos Municípios de Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre de Sergipe, Canindé do São Francisco, Porto da Folha, Gararu e Poço Redondo.

Essas oficinas, realizadas pela Emdagro e Embrapa, permitiram uma maior discussão e reflexão das atividades a serem desenvolvidas nas unidades de experimentação. Para uma maior interatividade entre agricultores e técnicos, os coordenadores das oficinas fizeram uso de ferramentas do Diagnóstico Rápido Participativo (DRP). Naquela oportunidade foram demandadas ações nas áreas suínas, avicultura, bovinocultura de leite, ovinos e horticultura.

As seis Unidades de Experimentação foram implantadas no início de julho nas comunidades, através de mutirões que reuniu técnicos da Emdagro e da Embrapa, agricultores e outros atores sociais das localidades envolvidas. Os agricultores terão a oportunidade de acompanhar todas as fases das culturas e criações implantadas, observando a sua evolução.

Considerando se tratar de um território do alto-sertão, onde a falta de chuva é uma constante, a primeira preocupação dos agricultores foi com a produção de forragem para o rebanho, sendo efetuados plantios nas Unidades de Experimentação de palma, de gliricídia, de milho, de feijão de corda, de macaxeira entre outros.

Para melhor atender a esse público do Plano Brasil sem Miséria, a Emdagro tem contado também com a parceria da Embrapa na capacitação dos seus técnicos Até o momento quatro técnicos da Emdagro participaram de cursos realizados pela Embrapa, fora do Estado.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.