[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo de Sergipe iniciou as obras de recuperação do sistema de abastecimento de água do município de Riachuelo, que vai beneficiar diretamente mais de sete mil pessoas com a duplicação da capacidade de tratamento da estação localizada no município. Com o início da obra, o Governo do Estado reafirma o compromisso assumido com a população e retoma o projeto inicial de melhoria do sistema, que foi paralisado no fim do primeiro semestre de 2006.

As obras contemplam a montagem de mais três filtros de tratamento, isolamento completo da área de captação, construção de mais um reservatório com capacidade para 300m³ de água, e substituição de todos os equipamentos da ETA, entre outras intervenções decorrentes das obras. Essa substituição contempla conjuntos de moto-bombas, dosadores, quadro de automação e instalações elétricas. 

Com esta medida, o Governo, através da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), soluciona um problema antigo de irregularidade de abastecimento no município, agravado nos últimos anos devido à falta de investimentos no sistema. Sempre que ocorriam chuvas mais fortes, a qualidade da água do rio Jacarecica tornava impraticável o tratamento, ocasionando a paralisação da distribuição às casas. Com a obra, a estação de tratamento (ETA) vai operar com seis filtros e a capacidade de reservação também vai duplicar, atendendo com isso o consumo do município em sua totalidade.

Segundo o diretor Técnico da Deso, Juarez Carvalho Filho, em Riachuelo a deficiência no sistema de abastecimento de água tem precedentes antigos e se agravam com o crescimento populacional e a depreciação dos equipamentos. "Os problemas em Riachuelo são basicamente estruturais, que interferem diretamente na regularidade do abastecimento. A retomada da obra foi um compromisso do governador Marcelo Déda e dentro de 120 dias as obras serão concluídas", disse.

A Deso também está realizando outras intervenções no sistema de abastecimento de água em Riachuelo, intervenções essas que serão paralelas às obras que estão iniciando. "Realizamos a recuperação dos três filtros da estação de tratamento e estamos adotando outras medidas para melhorar o abastecimento no decorrer das obras", complementou Juarez.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.