Governo dá sequência ao Diagnóstico Social com famílias do Pró- Moradia em Socorro
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, por meio do seu Núcleo Social, vem dando continuidade ao Diagnóstico Social com as famílias residentes na Travessa 48, em Nossa Senhora do Socorro, através das visitas de assistentes sociais, psicólogas e pedagogas. No local visitado, os moradores dividem o espaço com animais, sujeira, lixo e mangue.
O objetivo das entrevistas realizadas durante o diagnóstico é fazer um levantamento multidisciplinar acerca dos relacionamentos familiares, demandas psicológicas, dificuldades ao acesso às unidades de serviços oferecidos e das demandas da comunidade em relação aos serviços de saúde, lazer, educação, entre outros. A partir desses levantamentos serão propostas ações de melhorias juntamente com a comunidade trabalhada.
Para dona de casa Maria Clédia Alves Lima, receber a visita de uma assistente social da Sedurb representa a esperança de em breve receber a casa própria. “Pra gente que mora em invasão é muito prazeroso ganhar uma moradia digna. Vai ser muito bom viver em um local onde não tem maresia e animais que podem trazer doenças para minha filha”, declara.
Com mais de 13 anos residindo na Travessa, a dona de casa Verônica Roque Tavares, de 40 anos criou seus seis filhos e ajuda a criar cinco netos. “Quando eu cheguei aqui meus filhos eram pequenos. Hoje, graças a Deus cada um tem a sua casinha e seu sustento”. Para ela, a moradia a ser ofertada pelo Governo do Estado trará uma realização enquanto mãe e cidadã. “Receber uma casa do Governo é maravilhoso, o ruim é ficar sem teto ou morar de aluguel. Pra mim e para os meus filhos será algo excelente”, comemora.
O diagnóstico social teve início no dia 01 de julho na invasão do Rio do Sal, tendo previsão de ser concluído em outubro próximo. Após a mensuração das informações coletadas, serão inseridos no sistema os dados psicológicos, pedagógicos e sociais levantados.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo dá sequência ao Diagnóstico Social com famílias do Pró Moradia em Socorro – Fotos: Eduardo Almeida