[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo do Estado está realizando nesta quarta-feira, 25, cursos de capacitação para os interlocutores municipais do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), que armazena os dados de todos os participantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Os representantes dos 50 municípios inclusos no programa foram divididos em duas turmas e irão aprender a manusear a parte operacional do Sistema, como gerar senha, efetuar a matrícula e exclusão dos dados, além da execução de outras ferramentas. A secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, visitou as turmas em aula.

A beneficiária da capacitação e representante do município de São Francisco e Malhada dos Bois, Rosângela Sobral, acredita na eficácia do sistema como uma forma de organização do programa. “Pelo pouco que já vi, o Sistec facilita muito a inserção dos alunos no Pronatec. É um espaço do aluno, uma garantia de que os seus dados estão seguros para adentrar em cursos profissionalizantes”, afirma.

A interlocutora responsável pelo município de Poço Redondo, Neirian Costa, vê a ocasião como uma oportunidade de expandir a profissionalização de sua região. “É um programa que vai trazer muitos benefícios para a população de Poço Redondo, um local onde é difícil encontrar pessoas qualificadas profissionalmente”, diz.

A oferta está sendo mediada através das secretarias de Estado da Educação (Seed) e da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), em parceria com o Senac, que cedeu o espaço e contratou professores para ministrar o curso. A Seed está responsável pela coordenação das aulas.

Nova oportunidade

A secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, destacou o trabalho do Estado na inserção de pessoas com baixa escolaridade em cursos profissionalizantes. “Sergipe está trabalhando para ser um Estado transparente e o Pronatec é um programa através do qual incluímos pessoas pobres, pessoas longe da escolaridade, para que se reabilitem e tenham um papel no mercado de trabalho”, afirmou.

A gerente de divisão de educação profissional do Senac, Dayse Prado, enfatiza a importância da habilitação dos interlocutores para a realização do programa. “É uma forma de aperfeiçoar os representantes de cada município, de otimizar o tempo de aprendizagem para que a capacitação deles tragam bons resultados”.

O coordenador estadual do Pronatec, Melquíades Freitas, faz uma alerta aos futuros interlocutores municipais. “Não deixem de tirar as dúvidas, é fundamental a participação de cada um. O objetivo da capacitação não é sair daqui com dúvidas, e sim com soluções”, destacou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.