[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Abrir uma discussão para viabilizar a implantação de um Plano voltado a normatizar e promover um melhor visual paisagístico para Aracaju, foi motivador para que a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea/SE) promovesse o Seminário de Arborização Urbana, aberto nesta terça-feira, 3, no auditório daquela associação.

O evento foi aberto pelo secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (Seagri), José Macedo Sobral, que elogiou o evento apoiado pelo Governo do Estado, ressaltando a importância da arborização pelo aspecto de melhoria do meio ambiente como também pelo embelezamento que promove em praças, avenidas, alamedas e demais logradouros públicos. Ele elogiou a iniciativa dos órgãos de classe pela promoção do seminário, desejando sucesso e resultados práticos na condução das palestras, que oportunizem o processo de educação ambiental diante das necessidades cada vez maiores por que passa o planeta, dependendo de cada um faça a sua parte para melhorar suas condições.

O agrônomo Naum Araújo, presidente da Aease, deu as boas vindas aos presentes, enfatizou a parceria do Crea/SE na promoção do evento, afirmando que aquele Seminário objetivava principalmente abrir uma discussão para a implantação de um Plano de Arborização Urbana, de forma participativa, envolvendo todos os segmentos da sociedade relacionados ao meio ambiente, entidades do município, empresários, profissionais da área e a população em geral, na formulação de diretrizes para uma cidade mais arborizada.

O presidente do Crea/SE, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira, situou o significado do evento pela possibilidade de envolver profissionais da área, autoridades e a população, positivando um momento em que a preocupação pela preservação ambiental se quantifica em todos os segmentos da sociedade, e necessidade de uma atitude prática e real se faz necessária através de um ordenamento.

O vereador de Aracaju, Bertulino Menezes (PSB), fez menção aos promotores do evento e à participação da pesquisa, através da Embrapa, reportando-se ao que já havia declarado da tribuna da Câmara Municipal, na segunda-feira, 2, representando aquele poder na oportunidade. Ele destacou o significado do seminário e os reflexos que poderão advir com a colocação em prática do que se buscava coma sua realização, notadamente no que tange à melhoria do paisagismo de Aracaju, podendo essa atividade se inserir no Plano Diretor de Aracaju, ora em discussão naquela Casa Legislativa.

O Seminário teve como primeiro palestrante o engenheiro Agrônomo José Ricardo Martins da Silva, presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU). Ele discorreu sobre “Situação Atual e as Perspectivas da Arborização Brasileira”. Iniciou sua fala elogiando o discernimento da Aease e do Crea/SE e demais parceiros promotores do evento, uma vez que a preocupação com ampliação ordenada nas cidades, das suas áreas verdes vem se constituindo em tomada de consciência dentro e fora do Brasil. Destacou o papel da SBAU e seu objetivo em fazer avançar a arboricultura através do desenvolvimento da ciência e tecnologia, da profissionalização da atividade e da conscientização pública. Citou o paisagismo que encanta a todos quando organizado e tecnicamente elaborado, como um capítulo da arborização urbana.

Seguiram-se palestras sobre Arborização Urbana (conceito/história), pelo engenheiro agrônomo Antonino Campos de Lima, professor aposentado da Universidade Federal de Sergipe(UFS); sobre Educação Ambiental na Arborização Urbana, pela professora Antonina Gallotti Lima Leão, da Fanese; sobre Ensino e Pesquisa na Arborização Urbana, pelo professor Robério Anastácio Ferreira, da UFS; e sobre Planejamento e Gestão Urbana Sobre Arborização, pela bióloga Maria Salete Alves Rangel, pesquisadora da Embrapa Tabuleiros Costeiros.

O Seminário prossegue durante toda esta quarta-feira, 4, no mesmo local, destacando-se a conclusão de Documento Final sobre Arborização Urbana, além da realização da I Reunião Ordinária do Comitê Municipal de Arborização Urbana de Aracaju.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.