Governador prestigia posse de novo coordenador estadual do DNOCS
Na manhã desta sexta, 5, o governador Marcelo Déda prestigiou a solenidade de posse do novo coordenador regional do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) em Sergipe, Fernando Garcez Barreto. O evento foi marcado pela consolidação de uma maior aproximação entre o órgão e o Governo do Estado, sinalizada pela disposição do diretor geral da entidade, Elias Fernandes Neto, de situar o estado de Sergipe na rota desenvolvimentista traçada pela atual configuração da instituição.
Para o governador Marcelo Déda, a ocasião representou um momento de alento para todos os sergipanos. “O que parecia ser uma solenidade de posse se transformou em um momento de otimismo para todos nós. O relato feito pelo Sr. Elias a respeito da performance do DNOCS na execução do PAC, as perspectivas abertas por esse órgão para o PAC 2, a capacidade efetiva de já a partir de agora produzir resultados em Sergipe, tudo isso nos traz uma enorme esperança”, ressaltou.
Expectativas Positivas
Marcelo Déda também externou o vislumbre de boas expectativas diante da nova gestão, ressaltando a complexa trajetória histórica do órgão. “Órgão secular, o DNOCS traduz talvez o primeiro grande momento em que República Brasileira olhou para o Nordeste. Uma entidade que alterou a paisagem nordestina, deixando marcas extraordinárias da capacidade que o estado brasileiro tem de enfrentar os problemas do desenvolvimento regional, em especial àqueles vinculados à questão climática do semiárido brasileiro. Mas ele padeceu de vícios, permitindo que a ferrugem e a poeira tirassem o brilho de sua história. E quando finalmente tirado das garras das oligarquias, o órgão passou muito tempo sem conseguir recuperar sua capacidade operativa”, disse.
O governador também ressaltou sua atuação como parlamentar para evitar a extinção do órgão. “Tenho a alegria de dizer que, enquanto deputado federal, contribuí para que o DNOCS fosse retirado da lista de extinções do governo FHC, numa ação que mobilizou toda a bancada nordestina de todos os partidos. Mas era necessário que o DNOCS voltasse a trabalhar, a operar em benefício do Nordeste. Pois um DNOCS vivo mas servindo apenas a um estado, não serve ao Nordeste. Um DNOCS vivo e servindo apenas às oligarquias e elites locais, não serve ao Nordeste. Só serve à região um DNOCS para todos os nordestinos. Por isso temos expectativas positivas diante do trabalho que será realizado a partir de agora”.
Ações
O diretor-geral do DNOCS, Elias Fernandes Neto, ressaltou que o órgão trabalhará para quitar o débito que mantém com o estado de Sergipe. “O DNOCS fez muito por vários estados do Nordeste, mas contemplou pouco Sergipe. Vamos recuperar esse tempo perdido, procurando parcerias entre Governo do Estado, municípios e Governo Federal, que deu sangue novo à entidade quando não havia nenhum recurso para investimentos. Temos certeza de que o DNOCS pode fazer muito aqui. E vamos começar agora”, salientou.
Fernandes Neto ainda enumerou as ações que tem sido desenvolvidas pelo órgão e a mobilização de investimentos ocasionada pela segunda etapa do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC2). “Sairemos dos R$2 bilhões de reais do PAC1, que estamos executando, para R$6 bilhões de reais no PAC2. E desses 6 bilhões, muita coisa poderá ser convertida em ações para o estado de Sergipe. É fundamental que o órgão e o Estado atuem em parceria para que as demandas sejam identificadas e atendidas”.
O governador complementou a convocação do diretor geral ressaltando as principais obras hídricas que estão em andamento no estado, tais como a duplicação da adutora do São Francisco, a Barragem do Poxim, a adutora do Alto Sertão e obras de saneamento. “Essa multiplicação de oferta é um fenômeno que Sergipe já está vivenciando graças às prioridades traçadas pelo Governo Federal. Mas é claro que ainda temos grandes demandas a atender”, disse.
Presente à solenidade, o senador da República Almeida Lima destacou a parceria que poderá ser estabelecida entre Estado e DNOCS. “Abre-se uma perspectiva grandiosa para o estado de Sergipe. Está sendo renovada a coordenadoria de um órgão que atravessava dificuldades aqui no estado, e cuja diretoria tem procurado trabalhar em nome de uma nova filosofia. Acredito que muito poderá ser feito não apenas pelo próprio DNOCS, mas por meio da disponibilidade das ações do órgão ao próprio Governo do Estado. Tenho certeza de que o governador Marcelo Déda e o engenheiro Fernando Barreto irão colaborar um com o outro”, declarou.
O engenheiro Fernando Barreto agradeceu a oportunidade e declarou disponibilidade às solicitações do Estado. “Dentre todos os apoios com os quais espero contar, o do governador Marcelo Déda será o mais marcante e decisivo. Dedicarei toda a atenção ao Governo de Sergipe e disponibilizarei todas as ações do órgão para, em parceira com os órgãos do Estado, contribuir com o cumprimento dos objetivos. Afinal, o DNOCS de Sergipe se presta a atender os anseios do povo sergipano, assim como essa administração, que o representa de forma legítima”.
Histórico
Natural de Aracaju, Fernando Garcez Barreto é engenheiro civil formado pela Faculdade Pio Décimo. Foi diretor de transportes da Prefeitura Municipal de Laranjeiras (2004/2006), trabalhou na fiscalização da construção de uma barragem em Coronel João Sá, na Bahia, pela prefeitura daquele município e na GP Engenharia. Barreto também foi assessor parlamentar do Senador Almeida Lima entre 2008 e 2010.
DNOCS
Mais antiga instituição federal com atuação no Nordeste, o DNOCS atua nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e norte de Minas Gerais. Criado em 1909 sob o nome de Inspetoria de Obras Contra as Secas (IOCS) pelo então presidente Nilo Peçanha, foi o primeiro órgão a estudar a problemática do semi-árido. Através da Lei n° 4229, de 01/06/1963, a entidade foi transformada em autarquia federal.
Presenças
Tambem participaram da solenidade o secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Humberto Oliveira, o prefeito em exercício de Aracaju, Silvio Santos; o deputado estadual Mardoqueu Bodano; o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Viana; o secretário de Estado da Casa Civil, Oliveira Júnior, diversos prefeitos municipais e demais autoridades.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governador prestigia posse de novo coordenador estadual do DNOCS – O governador do Estado
- Marcelo Déda
- com o engenheiro Fernando Garcez Barreto
- que assumirá o DNOCS estadual / Foto: Marcos Rodrigues / ASN