[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A visita de um ilustre ex-aluno mudou a rotina da Escola Estadual Doutor Manoel Luiz. Na tarde desta segunda-feira, 25, mais de 50 anos após deixar de fazer parte de seu quadro de alunos, o governador do Estado em exercício, Jackson Barreto, retornou à unidade de ensino situada no entorno da Praça da Bandeira, em Aracaju. “A Educação para mim foi um grande instrumento de inclusão social”, afirmou o governador, lembrando que começou a estudar na Manoel Luiz, no ano de 1954.

Além de rever as instalações da escola, o governador em exercício justificou a visita com um motivo ainda mais relevante. “Estou alegre por retornar à escola de minhas primeiras letras, mas principalmente pela notícia de sua reforma”, ressaltou Jackson Barreto, referindo-se à obra orçada em quase R$ 630 mil que irá recuperar toda a estrutura do imóvel fundado no início do século XX.

Ao relembrar momentos vivenciados na escola onde sua mãe foi docente e vice-diretora, Jackson Barreto ainda visitou salas de aula e foi cumprimentado por alunos e professores. “Essa visita tem uma representatividade muito grande; mostra para os alunos que eles são capazes de chegarem a um objetivo maior”, ressaltou a diretora da Manoel Luiz, Nancy Barros Soares.

Responsável por falar em nome dos colegas, a aluna do 8º ano, Gilda Maria dos Santos, 17, também deu as boas vindas ao governador e agradeceu ao poder público estadual pelo encaminhamento da reforma. “Obrigado pela visita e por se sensibilizar com as necessidades de nossa escola”, disse a aluna.

Ainda na Manoel Luiz, o governador em exercício pôde ver pela primeira vez o quadro com sua foto que foi estampado na parede em meio aos de outros alunos e professores que se tornaram conhecidos dos sergipanos. Um deles é o professor Acrísio Cruz, que já foi diretor da unidade de ensino.

A obra

No decorrer da passagem do governador em exercício pela escola onde estudou o antigo ensino primário, o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, revelou detalhes da obra que irá recuperar a estrutura da Manoel Luiz.

“A partir de hoje teremos como realidade a reforma. Os recursos estão garantidos através do PAR [Plano de Ações Articuladas] e o projeto já foi encaminhado à Cehop para que dê início ao processo licitatório”, destacou o secretário, lembrando que a ação foi viabilizada em parceria com o Governo Federal.

Conforme Belivaldo, uma vez iniciada, a obra deverá ficar pronta em 180 dias e contará, entre outras intervenções, com a recuperação de parte das estruturas de concreto, a substituição da cobertura do prédio principal, a colocação de novas instalações elétricas e a pintura externa dos muros e grades. O secretário reforçou também que a arquitetura histórica da unidade será preservada.

Escola Estadual Dr. Manoel Luiz

Fundada num prédio histórico construído no governo Graccho Cardoso, a Escola Manoel Luiz é um marco da história da educação em Sergipe, seja por sua contribuição na formação de várias gerações ou por seu prédio expressar o patrimônio arquitetônico dos antigos grupos escolares, trazendo em si parte da memória da educação no Estado.

A Escola atende a 273 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Atualmente ela dispõe de biblioteca, sala de informática, sala de leitura, quadra coberta, sala de vídeo, refeitório, banheiros para deficientes físicos e sala de reforço.

Conta também com uma banda colegial na categoria Fanfarra Simples, que já foi bicampeã estadual e conquistou o terceiro lugar em competição nacional. Ao final da visita do governador em exercício, coube à Fanfarra realizar uma breve apresentação.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.