Governador é homenageado com placa de 50 anos da Sudene
O governador Marcelo Déda recebeu nesta terça-feira, 26, uma placa comemorativa ao cinquentenário da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A entrega foi feita pelo diretor de Planejamento da superintendência, Guilherme Rebouças, no Palácio dos Despachos.
“A instituição foi fundada em dezembro de 1959. Fizemos uma cerimônia de comemoração dos 50 anos no final do ano passado. Os governos estaduais foram homenageados, já que avaliamos a importância da participação dos governadores na recriação da Sudene. Foi uma forma de evidenciar esse esforço. Como o governador Marcelo Déda estava licenciado, fiz questão de entregar esta placa no seu retorno”, explicou Guilherme Rebouças.
Segundo o diretor de Planejamento, o apoio dos Estados é fundamental para a consolidação da Sudene. “Os Governos precisam continuar apoiando a Sudene, participando dos conselhos deliberativos. A Sudene tem um conselho que é a sua maior força. Ele reúne os 11 governadores – os nove do Nordeste mais o de Minas e do Espírito Santo – cinco ministros de Estado, entidades empresarias e sindicais. É o conselho que emana as ações”, destacou.
Para Guilherme, Sergipe tem assumido o papel de destaque na região. “O estado não só tem sido representado não só pelo governador Marcelo Déda, mas muitos secretários têm assumido um papel de liderança no Nordeste. A secretária Eloísa Galdino é presidente do Fórum de secretários de Cultura do Nordeste; o secretário Jorge Santana é presidente do conselho dos secretários de Ciência e Tecnologia da região; a secretária Lucia Falcon também preside o conselho dos secretários de Planejamento do Nordeste”, lembrou o diretor, ao afirmar que tem encontrado grande apoio em Sergipe.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governador é homenageado com placa de 50 anos da Sudene – Foto: Márcio Dantas/ASN