[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Seleção Brasileira Olímpica de Ginástica Rítmica de Conjunto, que representará o Brasil em diversas competições internacionais com foco nos Jogos Olímpicos de 2012, já está em Aracaju. A cidade será a sede dos treinamentos e preparativos da equipe nos próximos dois anos. Na manhã desta quarta-feira, 27, as meninas foram apresentadas à imprensa e participaram de uma entrevista coletiva, onde cada uma deixou bem clara a expectativa para o longo período de treinamento.

A presença da Seleção Brasileira de GR em Aracaju conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal, patrocinadora oficial da Confederação Brasileira de Ginástica, do Colégio COESI, da Faculdade FASE e do Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel).

O secretário Maurício Pimentel deu as boas vindas às ginastas e garantiu o apoio necessário do Governo do Estado naquilo que for necessário e no que a seleção solicitar. Referindo-se à ginasta sergipana Larissa Barata, Maurício Pimentel salientou que o Governo do Estado tem investido para que ‘novas Larissas’ surjam em Sergipe. “De uma coisa eu tenho certeza: não há barreiras intransponíveis. Nós estamos juntos nessa luta, porque é nossa responsabilidade apoiar o esporte em Sergipe”, afirmou.

Segundo a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Resende , os trabalhos de preparação começam efetivamente na próxima segunda-feira dia 1 de fevereiro. “Será uma verdadeira maratona de treinos. Para isso, as oito meninas que compõem a seleção estão imbuídas da responsabilidade que terão a partir de agora. Essas meninas passam a residir em Aracaju, terão toda logística da CBG, do Governo do Estado, prefeitura, patrocinadores e empresas que nos apóiam no trabalho de planejamento. Elas  residirão em Aracaju e terão aqui no estado o preparo necessário para enfrentar as próximas disputas”, informou Luciene Resende.

Apesar da mudança de clima e hábitos alimentares, a saudade dos familiares, as ginastas Ana Paula Alencar (PR), Ana Paula Ribeiro (ES), Ana Paula Scheffer (PR), Jéssica Oliveira (PR), Jéssica Mayer (SC), Letícia Dutra (SC), Luisa Matsuo (SC) e Larissa Barata (SE) estão satisfeitas e motivadas para os treinamentos.

Aos 15 anos, a ginasta catarinense Jéssica Mayer é a mais nova do grupo e não esconde a ansiedade por morar longe dos pais pela primeira vez. “Acho que vou me acostumar, mas estou muito ansiosa para começar os treinamentos”, disse. A mais velha do grupo, com 22 anos de idade, é a sergipana Larissa Barata, que depois de quatro anos longe do esporte, voltou a competir e espera conquistar muitos títulos, defendendo a Seleção Brasileira.

Luisa Matsuo disse que não é a primeira vez que passa uma temporada em Aracaju. “Trata-se de uma linda cidade, com um povo acolhedor e tenho certeza que minhas colegas se adaptarão rapidamente e aqui teremos a tranqüilidade necessária”, disse Luis Matsuo.    

Luciene Resende garantiu que a preparação não é só para os Jogos Olímpicos que acontecerão em Londres no ano de 2012, mas também para as Olimpíadas no Brasil em 2016. “Temos que representar muito bem o nosso país, e vamos trabalhar muito para que isso aconteça”, garantiu.

Ainda na coletiva, Luciene Resende relembrou o tempo que algumas das ginastas moraram em Aracaju para os treinos da seleção individual e aconselhou às atletas a continuarem sendo exemplares naquilo que fazem. Segundo ela, este é um grande mérito.

Competições

A Primeira competição da Seleção Brasileira em 2010 é a Copa do Mundo de Budapeste, na Hungria, entre os dias 8 e 10 de março e a segunda fase da Copa do Mundo em Portugal, entre os dias 13 e 15 de março. Ainda no mês de março, entre os dias 24 e 30, a Seleção Brasileira participará dos Jogos Sul-Americanos, que serão realizados em Medelín, na Colômbia. Essa fase serve também como preparatória para os Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara no México e a meta final, que é a participação do Brasil, nos jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Depois da apresentação oficial e das entrevistas, a presidente Luciene Resende fez uma reunião com as atletas e todos os membros da comissão técnica, quando foram definidos alguns procedimentos que devem ser seguidos a partir do início dos treinamentos.

Presenças

Participaram do evento, além, o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Maurício Pimentel, a técnica Giurga Nedialkova, o gerente regional da Caixa, principal patrocinadora da seleção, César Siqueira, além de supervisores e coordenadores, membros da comissão técnica da seleção.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.