[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o objetivo de alertar os proprietários de veículos convertidos a Gás Natural Veicular (GNV) da obrigatoriedade da inspeção anual, que é regulamentada pela Resolução nº 262/2007 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Detran está informando no Documento Único de Arrecadação (DUA), que é a guia onde contam os débitos para pagamento do licenciamento, que o documento do veículo só será liberado após a realização da inspeção anual.

Os proprietários de veículos convertidos a gás há mais de um ano que ainda não realizaram a inspeção nas instituições técnicas licenciadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) – em Aracaju são apenas duas empresas – deverão realizar o serviço até a data limite do licenciamento do seu veículo. O calendário com as datas do licenciamento está sendo divulgado nos meios de comunicação e no sítio do Detran (http://www.detran.se.gov.br).

O diretor de Operações do órgão, Aristóteles Fernandes, ressalta a importância da inspeção anual. "A inspeção é um item que não vem sendo cumprido por parte dos proprietários de veículos a gás. A Resolução 262/07 do Contran exige uma vistoria obrigatória a cada 12 meses como forma de prevenção a possíveis acidentes e isto será verificado no licenciamento anual destes veículos. Só receberá o documento quem tiver feito a inspeção anual", disse Fernandes.

No dia 20 de maio o Detran, em parceria com o Inmetro e o Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITPS), iniciou visitas educativas em vários postos de abastecimento de GNV. Nas visitas, a equipe dos órgãos conversaram com os condutores de veículos com kit’s de gás com a finalidade de mostrar a importância da conversão regular e da inspeção anual. Nos dias 14 e 15 de agosto as operações serão retomadas aqui em Aracaju.

"É importante que os proprietários de veículos convertidos a GNV saibam que, caso não realizem a inspeção, mesmo pagando os débitos com o licenciamento anual, o documento de porte obrigatório não será liberado pelo Detran e nós estamos informando isso no DUA para que todos fiquem bem informados", concluiu o diretor de operações do Detran.

Veículos a gás em Sergipe

Atualmente existem em Sergipe, segundo dados do Detran, 20.536 veículos com GNV. Destes, 15.781 são veículos com gasolina e gás e 3.113 possuem os combustíveis álcool, gasolina e gás.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.