[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As exposições na Galeria de Artes Álvaro Santos continuam movimentando a arte sergipana. Desta vez, o espaço recebe a exposição individual Cuba dos Cubanos, do fotógrafo baiano Alvaro Villela. A abertura acontece hoje, dia 18, às 20 horas, e poderá ser visitada até o dia 29 de outubro. A mostra poderá ser apreciada de segunda a sexta das 08h às 18h e sábado das 09h às 12h.

Composta por 30 fotografias, tendo na cor forte elemento de composição, o autor procura através de imagens com densidade sociológica, muito mais do que informar, provocar sensações. O projeto Cuba dos Cubanos é fruto de uma expedição fotográfica de um mês viajando por Cuba, quando Villela percorreu de carro mais de 2,5 mil quilômetros tendo como resultado 800 fotografias das quais selecionou esta mostra.

O autor, se valendo de um novo olhar sobre o tema, procura fugir dos clichês difundidos em profusão nos últimos anos. As imagens estão reunidas numa pequena obra, constituindo uma crônica de sua passagem pelo país. Resulta assim uma sucessão de emoções que se misturam às vistas arquitetônicas, cenas de rua, olhares e sorrisos muitas vezes oferecidos ao fotógrafo, criando-se assim uma poética cumplicidade.

Segundo Villela, a cor é necessária para escapar da nostalgia, para testemunhar o vigor de viver em Cuba hoje. Álvaro maneja a cor intensamente, como se exprimisse uma mistura específica com acentos caribenhos.

Desde março, quando foi iniciada em Salvador, a mostra passou pelo Rio de Janeiro e continuará pelas principais capitais do país. Em novembro, segue para o Foto Arte 2005 em Brasília, um dos mais importantes festivais de fotografia da América Latina. E no próximo ano, irá para São Paulo, através do programa de arte-visual itinerante do SESI-SP.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.