Funesa lança material didático voltado para educação em saúde
A Fundação Estadual de Saúde (Funesa), realiza o lançamento da Coleção do Material Didático-Pedagógico de Educação Permanente e Profissional em saúde. O evento vai ocorrer nessa segunda-feira, 11, a partir das 18h, no Teatro Atheneu, e integra a programação do I Congresso Funesa: a pedagogia da saúde.
Com o intuito de apoiar a Reforma Sanitária em Sergipe, implementada pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), uma coleção de materiais didático-pedagógicos foi construída pelo coletivo de trabalhadores da SES, com apoio da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), e editorada pela Funesa.
A coleção foi elaborada com foco nas oito Políticas Estaduais de Atenção à Saúde e está associada a uma metodologia que visa à aprendizagem significativa, estimulando o sujeito a refletir e re-significar suas práticas tomando seu cotidiano de trabalho como espaço de produção de saber.
Resumo da coleção
A Reforma Sanitária e Gerencial do SUS em Sergipe – Volume 1
O livro traz uma proposta de organização da gestão do SUS através da reforma gerencial no estado de Sergipe. Estabelece um padrão de integralidade, apresentando a organização da rede de saúde contribuindo para fortalecer o controle social enquanto instrumento para a prática de democracia.
Educação Permanente em Saúde no Estado de Sergipe: saberes e tecnologias para implantação de uma política – Volume 2
O livro apresenta diretrizes para as ações de Educação Permanente aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde. Atendendo ainda à proposta de alinhamento teórico-conceitual, além de servir como instrumento para os gestores, trabalhadores e o controle social a fim de estimulá-los a instituir processos de educação permanente em seus espaços de atuação, através da disseminação de capacidade pedagógica.
Atenção Hospitalar no Estado de Sergipe: saberes e tecnologias para implantação de uma política – Volume 3
O livro propõe um modelo de organização da atenção hospitalar do estado de Sergipe a fim de renovar sentidos em torno do papel do trabalhador nesse contexto. Apresenta o padrão da rede hospitalar, com definição clara do perfil assistencial com arranjos que favorecem o acolhimento, o vínculo, a responsabilização e o trabalho em equipe, com a finalidade de promover a humanização e o comprometimento dos trabalhadores com as necessidades de saúde da população usuária do SUS em Sergipe.
Manual Técnico Operacional da Central SAMU 192 Sergipe – Volume 4
O livro faz uma discussão e estimula uma reflexão sobre o papel do Samu 192, no contexto da sistematização da Política Nacional de Atenção às Urgências, abordando, ainda, conceitos atualizados que podem balizar a rotina diária da Central Samu 192 Sergipe em consonância aos ideais propostos pelo SUS, apresentando de forma objetiva e didática, temas como: princípios básicos da regulação médica, rotinas diária e as atribuições de todos quem compõem a central em Sergipe.
Atenção Básica no Estado de Sergipe: saberes e tecnologias para implantação de uma política – Volume 5
O livro introduz um novo modelo de atenção proposto pela Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe, apresentando ao leitor características e conceitos estruturantes da Atenção Básica, trazendo tecnologias do cuidado e estabelecendo um padrão de oferta necessário à rede primária de saúde, destinando-se ao auxilio do profissional para compreensão e acolhimento das necessidades de saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde.
Vigilância Epidemiológica no Estado de Sergipe Saberes e tecnologias para implantação de uma política – Volume 6
O livro representa um aporte teórico-conceitual coerente com o conteúdo ideológico/político da Reforma Sanitária implementada no Estado de Sergipe. Nos Capítulos: A política de saúde e a VE; A gestão na VE; A VE e o cuidado e Sistema de Informação em VE, apresenta as competências nos diversos níveis do SUS e se aprofunda na proposta estadual para as ações dessa área, através dos três grandes eixos da Vigilância Epidemiológica: o seu papel, seus instrumentos de intervenção e seu compromisso de provocar a autonomia dos sujeitos.
Atenção à Saúde Bucal no Estado de Sergipe: saberes e tecnologias para implantação de uma política – Volume 7
O livro faz uma abordagem sobre o processo de estruturação e efetivação da atenção à saúde bucal no estado de Sergipe, propõe incorporar saberes e tecnologias para a organização da atenção, trazendo diretrizes e eixos norteadores para as práticas de saúde do trabalhador da área, além de propor uma reflexão sobre essas práticas a fim de estabelecer uma atitude humanizada de atendimento ao público.
Atenção Psicossocial no Estado de Sergipe Saberes e tecnologias para implantação de uma política – Volume 8
A proposta do livro visa provocar inquietações capazes de despertar uma ação inovadora de cuidado ao usuário, através da interação com recortes real do cotidiano dos serviços da área, apresentando diretrizes da reforma psiquiátrica, além da discussão oportuna sobre demais assuntos estruturantes da área, como: modelo de assistência em saúde mental, conceitos e organização do processo de trabalho dos serviços substitutivos, ferramentas para assistência ao usuário com transtorno mental e/ou que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas e estratégias de redução de danos.
Material Didático Pedagógico de Educação Profissional da Escola Técnica do SUS em Sergipe Módulo I – Livro Texto
Dividido em cinco unidades pedagógicas, o material didático introduz conteúdos básicos para nível técnico que a educação profissional em saúde visa proporcionar aos aprendizes. Aborda temas como: as Políticas Públicas em saúde, a Construção do SUS, o processo de trabalho nos Serviços de Saúde, planejamento, educação em saúde e controle social.