[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), iniciou na segunda- feira, 31, a última turma do ano de 2011 do curso de Qualificação Básica Profissional para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), no município de Canindé do São Francisco. A turma é composta por 33 alunos, que terão as aulas ministradas no Centro Regional de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest).

O curso, que é executado pela Escola Técnica de Saúde do Sistema Único de Saúde (Etsus/SE), tem uma metodologia diferenciada que preza pela soma dos conhecimentos. “Como os alunos são trabalhadores e eles já conhecem o serviço, o curso utilizará o conhecimento dos alunos e a teoria para melhorar o aprendizado e o atendimento, acrescentando o que falta ao serviço” afirmou a responsável técnica pelo curso, Maria Aldineide de Andrade.

Para os agentes comunitários de saúde, a expectativa é grande. “Esse curso representa a possibilidade de melhorar o atendimento através do ganho do conhecimento”, afirmou o agente José Lisboa, que trabalha há três anos no município. Para o agente André de Souza Neto, o conhecimento permitirá que eles melhorem a assistência dada às famílias por estarem diretamente ligados ao dia a dia delas.

Na ocasião, os participantes receberam um kit composto por uma mochila, uma garrafa de água (squeeze), duas camisas e o livro do material didático pedagógico de Educação Profissional da Etsus/SE produzido pela Funesa. A coordenadora da Atenção Básica do município, Ana Carla Orsi Graner, salientou que o curso irá interferir no desempenho dos agentes na comunidade. “Considerando que essa é a segunda turma a iniciar o curso, a expectativa é de que se saim melhor ao realizar as atividades, como aconteceu com a primeira turma”, pontuou.

O curso

O curso tem uma carga horária de 400 horas, com previsão de conclusão no mês de março de 2012, totalizando 100 dias de aula, com o objetivo de capacitar os trabalhadores do SUS que estejam atuando nas Equipes de Saúde da Família (ESFs).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.