[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na tarde da última terça- feira, 29, a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), por meio da Escola Técnica em Saúde do SUS (ETSUS/SE), entregou os certificados de conclusão do primeiro módulo do Curso de Qualificação de Agente Comunitário de Saúde (ACS) de Canindé do São Francisco.

“Iniciamos as aulas em outubro e estamos encerrando hoje. Esse curso confere sentido ao trabalho do agente porque muitas vezes eles não entendem o porquê de estar desempenhando aquela atividade e o curso mostra o que é o SUS, para que serve e qual o papel do agente dentro desse contexto”, pontuou a coordenadora do curso, Diana Almeida.

Para a coordenadora da atenção básica Adriana Albuquerque, o esforço de cada um merece destaque. “Sei o quanto cada um se esforçou para conseguir chegar até aqui. Não existe vitória sem luta e todos vocês lutaram”, ressaltou.

Professora do curso, Odilene Spada também destacou essa característica dos alunos. “A turma, no geral, é formada por pessoas que têm garra. Eles produziram um material bem bacana e conseguimos, através da troca de experiência, enriquecer o curso”.

Entre os 29 formandos, a sensação de satisfação era unânime. “Ser agente de saúde não é só exercer a atividade, é saber as atribuições, o que pode ou não fazer. Quanto mais aprendemos mais podemos ajudar e eu posso dizer que esse curso nos qualificou”, destacou a aluna Edione Cristina Vieira.

Números

O curso de Qualificação Profissional Básica em Saúde tem carga horária de 400 horas e capacitou, entre os anos de 2006 e 2012, através da ETSUS/SE, 2.549 profissionais.

Além da qualificação básica, foram realizados cursos de aperfeiçoamento e atualização para a categoria. Em 2010 e 2011, 3.668 ACS participaram de capacitação sobre Prevenção da Mortalidade Materna Neonatal e Capacitação Sobre Álcool e outras Drogas com enfoque no Crack.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.